UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cianorte: Moda comemora sucesso da Semana Científica

Publicado em: 14/12/2012 às 16:10

Estudantes apresentaram artigos científicos sobre as novas tendências do Designer de Moda

Estudantes apresentaram trabalhos durante a Semana Científica
Estudantes apresentaram trabalhos durante a Semana Científica

A troca de conhecimento no mês passado foi intensa no curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte, que realizou com sucesso sua 2ª Semana Científica. Estudantes de todas as séries participaram.

As pesquisas foram avaliadas por um comitê formado por professores do curso e apresentados de forma oral. “A pesquisa científica ampara o conhecimento empírico do acadêmico e o fortalece a medida que ele confronta as próprias ideias com as muitas teorias disponíveis através da revisão de literatura”, diz a coordenadora do curso, professora Márcia Ruiz, que investe na pesquisa científica.

“Durante muitos anos, não investimos tempo na formação científica, acreditando que o saber fazer era mais importante, por se tratar de um curso tecnológico. Com o tempo e a resposta do mercado frente aos egressos que, ano após ano, colocamos no mercado, percebemos que os mesmos vêm ocupando mais posições na liderança das empresas do que em posições de execução de serviços; isso nos fez rever nosso posicionamento”.

A professora conta ainda que os estudantes encontraram dificuldades na hora de produzir conhecimentos. “A grande dificuldade encontrada é um medo infundado que os alunos têm de produzir, talvez reflexo de uma educação muito tradicional voltada apenas às respostas prontas. Ao produzir conhecimento ele é desafiado a discutir ideias de ‘gente grande’ à luz da própria realidade, a explicar esses reflexos e mudanças no produto que foi apresentado no artigo científico”, argumenta.

“Os trabalhos apresentados estavam ótimos! Acredito que com o passar do tempo e do amadurecimento do estudante, chegaremos à excelência”, arremata.

Redes sociais>