Você está aqui: Notícias > Umuarama: Estudantes de Odontologia da Unipar fazem higiene bucal em pacientes de UTI
Umuarama: Estudantes de Odontologia da Unipar fazem higiene bucal em pacientes de UTI
Publicado em: 12/12/2012 às 16:09
Desenvolvidas no hospital São Paulo, atividades focam prevenção de doenças
Segundo especialistas, a boca é uma das portas de entrada para infecções. Se não estiver constante e devidamente higienizada, facilita a proliferação das bactérias já existentes, além da colonização por outras bactérias, principalmente as que já se encontram no ambiente da UTI.
Para contribuir na prevenção e remoção dos focos de infecções bucais ativos que possam comprometer o quadro clínico geral do paciente, especialmente daqueles que estão intubados e em ventilação mecânica, o curso de Odontologia da Universidade Paranaense – Unipar desenvolve o projeto de extensão ‘Atenção Odontológica aos Pacientes Hospitalizados na UTI’.
Supervisionadas pelo professor Giordano Marson, as atividades são desenvolvidas no hospital São Paulo. “As primeiras 48 horas na terapia intensiva, o paciente tem contato com patógenos respiratórios multi-resistentes, que têm afinidade com as bactérias da placa bacteriana, as quais, por sua vez, se tornam um verdadeiro reservatório desses microrganismos. E a cavidade bucal, como um nicho contaminado, pode se transformar em fontes de infecções”, explica o professor.
Segundo ele, o projeto tem como foco principal a prevenção de doenças bucais. “No atendimento ao paciente sedado fazemos a higienização bucal e, no acordado, a escovação dos dentes. Com isso minimizamos o risco de infecção e o tempo de internação”.
Com 20 estudantes das 2ª e 3ª séries, os trabalhos acontecem de segunda a sexta-feira. “Para nós é uma experiência gratificante. Ao mesmo tempo em que vivenciamos a profissão, podemos contribuir para a melhoria na qualidade de vida dos pacientes assistidos”, afirma a estudante Bianca Pinheiro. O colega Cláudio Menezes tem a mesma opinião e acrescenta: “Esse contato com a comunidade enriquece a nossa formação acadêmica; é um diferencial no nosso currículo”.
Para a coordenadora do curso, professora Cintia Araújo, a ação é uma atividade complementar, que enriquece o aprendizado da graduação. “Além de aplicar as teorias aprendidas em sala de aula, o estudante tem a oportunidade de promover saúde bucal”.
O responsável pelo setor de UTI do hospital, médico Mauro Fernandes Jardim, elogia a iniciativa do curso e diz que o projeto tem trazido bons resultados. “Há vários anos o hospital mantém parceria com os cursos da Unipar; esse projeto, colabora na qualidade de vida dos pacientes. Percebemos que eles recebem os alunos com carinho, pois sabem que a higiene bucal durante a internação é importante para a saúde”.
Expansão
Devido à boa aceitação do projeto, o professor Giordano Marsonafirma que a partir do próximo ano o curso pretende estender as atividades a outros hospitais. “O ambiente de uma UTI é um clima triste e os pacientes gostam da presença dos estudantes, é uma experiência que beneficia ambos. Já entramos em contato com o hospital Cemil e lá deve ser o próximo local a receber o projeto”, ressalta, acrescentando que neste ano em torno de 30 mil atendimentos estão sendo realizados pelos projetos educativos e de prestação de serviços do curso.