Você está aqui: Notícias > Toledo: Clínica Escola de Fisioterapia aplica a técnica KinesioTaping em atletas
Toledo: Clínica Escola de Fisioterapia aplica a técnica KinesioTaping em atletas
Publicado em: 11/12/2012 às 16:30
Integrantes do time de handebol em cadeira de rodas são os primeiros a testar e aprovar os resultados
A KinesioTaping, técnica que ganhou notoriedade nas últimas Olimpíadas, chega à Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, e os bons resultados das aplicações chamam a atenção.
Devido a sua praticidade, eficiência e tecnologia avançada, é considerada o método gold standard para tratamento com bandagens terapêuticas. Projetado para atletas profissionais, atletas olímpicos e pessoas ativas, é indicado para prevenção ou reabilitação precoce sem ser preciso cessar o treinamento.
Na Clínica Escola da Unipar, entre os que mais usufruem estão os atletas do handebol em cadeiras de rodas. A técnica tem promovido aos praticantes uma amplitude de movimento normal, maior força muscular e habilidade motora, prevenindo dores articulares através do suporte biomecânico. “São aplicadas faixas elásticas adesivas sobre e ao redor dos músculos“, explica a coordenadora da Clínica, professora Dora Segura.
Ela explica também que o método está embasado no Conceito de Estimulação Tegumentar (CET), sendo necessário um conhecimento bastante apurado na área da biomecânica para aplicá-lo. “Entre outros benefícios, o método é capaz de relaxar uma musculatura tensa, tencionar a que estiver relaxada e diminuir algum edema local, além de melhorar a circulação sanguínea”, emenda.
A professora ainda explica que as bandagens são colocadas uma vez por semana e os benefícios terapêuticos promovem uma durabilidade de 3 a 4 dias: “As faixas são resistentes à água, podendo ser mantidas inclusive durante o banho ou prática aquática. O adesivo hipoalergênico é ativado pelo calor, permite transpiração normal, sendo que a elasticidade se assemelha ao tecido muscular”.
“Técnicas inovadoras, que garantem bons resultados através de alta tecnologia, devem fazer parte da vida acadêmica, garantindo aos alunos atualização de conhecimentos e, assim, um diferencial quando formados”, ressalta a responsável técnica da Clínica, professora Priscila Fleck.