UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Curso de Direito participa de intercâmbio acadêmico-militar BR/EUA

Publicado em: 10/12/2012 às 11:00

Palestra sobre Direito Internacional Humanitário foi ministrada aos estudantes por tenente-coronel do RJ

Em palestra, o tenente-coronel Jaime Flammarion, do Rio de Janeiro
Acadêmicos assistem palestra do Exército, em programa de intercâmbio
Acadêmicos assistem palestra do Exército, em programa de intercâmbio
Oficiais do Brasil e EUA posam com professores

O curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, recebeu a visita de militares do Exército do Rio de Janeiro e oficiais dos EUA. No anfiteatro da Unipar, foi ministrada palestra, destacando ‘O Direito Internacional Humanitário (Lei da Guerra), panorama, desafios e contemporaneidade’, pelo doutor em ciências militares, tenente-coronel Jaime Flammarion. Estudantes de outros cursos prestigiaram.

Trata-se de um intercâmbio acadêmico-militar entre a ECEME (Escola de Comando e Estado-Maior do Exército) e o Command and General Staff College, do Exército dos EUA, oportunidade em que alunos da ECEME vão aos EUA e os alunos dos EUA vem ao Brasil. “O Exercício no Terreno em Cascavel faz parte desse intercâmbio”, explica.

Segundo Flammarion, o projeto de criação do Instituto Meira Mattos, da ECEME, e a inserção acadêmica das ciências militares estão inseridos no processo de modernização do Exército Brasileiro.

Conforme a Estratégia Nacional de Defesa – 2008, o objetivo desta parceria é “promover maior integração e participação dos setores civis governamentais na discussão dos temas ligados à defesa, assim como a participação efetiva da sociedade brasileira por intermédio do meio acadêmico (…), intensificando-se a divulgação das atividades de defesa, de modo a aumentar sua visibilidade junto à sociedade (…)”.

O coordenador do curso de Direito, professor Sérgio Tinoco, recepcionou a equipe e ressalta que “o evento alcançou seu objetivo, não só pela brilhante palestra proferida pelo comandante do Exército, mas também porque acresceu aos acadêmicos uma gama enorme de conhecimentos sobre a atuação do Exército, principalmente em missões humanitárias”.

Redes sociais>