Você está aqui: Notícias > Cascavel: Semana Acadêmica abordou ‘educação no campo’ e ‘educação indígena’
Cascavel: Semana Acadêmica abordou ‘educação no campo’ e ‘educação indígena’
Publicado em: 07/12/2012 às 11:06
Vários outros temas entraram na pauta do evento, que priorizou reflexão sobre ética e cidadania
O curso de História da Universidade Paranaense – Unipar realizou em parceria a Semana Acadêmica de História e o 8º Fórum Pedagógico e de Egressos. Temas diversos compuseram a programação, que contou ainda com a apresentação de trabalhos científicos.
O professor do curso de Direito, Bruno Hapner, foi convidado para falar sobre ‘Ética e Cidadania’, destacando o comportamento pessoal e o papel da Instituição de Ensino Superior para a formação do caráter: “A formação pautada em princípios éticos proporciona uma visão crítica e principio lógico dos problemas que eventualmente aparecem”, afirmou.
Um convidado esperado foi o articulista político do jornal O Paraná, J. J. Duran, 85 anos. O argentino Duran é o único exilado político da Ditadura da história de Cascavel e único estrangeiro. Nesta terra foi homenageado como cidadão honorário, recebeu medalha de prata Duque de Caxias e foi condecorado general sombra pelo Exército brasileiro. “É uma satisfação haver feito algo; pouco, mas contribuí para que hoje todos possam escrever e viver em liberdade”, destacou.
Entre as palestras, houve a do egresso, professor Felipe Weissheimer, que falou sobre a história da sexualidade enquanto campo de conhecimento. Também trouxe a história da tradução e publicação dos Kama-sutras, do final do século XIX, e como vem sendo apropriado e tomando novas visões.
Outro assunto discorrido foi sobre ‘Geografia, ensino e atualidades’, com o professor Edson Marcos dos Santos. O docente apresentou a definição de espaço geográfico, na ótica do geógrafo brasileiro Milton Santos, falou de espaço vital e território e poder do Estado sobre o espaço geográfico. “O intuito é proporcionar uma abordagem diferente da leitura feita em sala de aula da visão da geografia”, disse.
Na Semana também foi de interesse do público os temas ‘Educação no campo’ e ‘Educação indígena’, proferidos pela professora Franciele de Araújo e pelo professor Rudy Nick Vencatto.