Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Egressos de História são aprovados em mestrados
Francisco Beltrão: Egressos de História são aprovados em mestrados
Publicado em: 06/12/2012 às 16:09
José Lúcio Machado e Carlos Narciso Bridi garantem vaga em programa da Universidade de Passo Fundo
Neste semestre, o curso de História de Francisco Beltrão tem mais um motivo para comemorar. Dois alunos da pós-graduação em História foram aprovados no programa de mestrado em História da Universidade de Passo Fundo. José Lúcio da Silva Machado e Carlos Narciso Bridi tiveram seus projetos de pesquisa aprovados, passaram pela prova escrita e na seleção de bolsa da Capes.
As duas pesquisas vão se ocupar de historicizar o trabalho escravizado nos campos de Palmas e região no século XIX. Para o professor doutor Carlos Antônio Bonamigo, orientador dos acadêmicos nos seus trabalhos de conclusão de curso da pós-graduação, trata-se de uma temática não totalmente inédita, mas estudar e pesquisar a escravidão nas origens da região Sudoeste paranaense instiga a curiosidade, uma vez que é uma temática pouco explorada e conhecida dos atuais habitantes. “Estas duas pesquisas vão exigir rigor acadêmico, além de muita dedicação destes nossos egressos”, destaca Bonamigo.
Machado afirma que, ao iniciar o curso de História, foi conquistado em cada aula e em cada atividade acadêmica: “Foi um período de dedicação e de voltar-se para um objetivo a ser atingido. Fiquei orgulhoso ao ler o meu nome na lista dos aprovados e dos alunos com bolsa integral. Sempre tivemos o apoio dos professores para continuar o nosso processo de formação. Agora tivemos o resultado”.
Por sua vez, Bridi disse que o mestrado em História representa um momento de amadurecimento, iniciado desde a graduação, na pós-graduação, nos programas de iniciação científica e no projeto de livros desenvolvido pelo curso de História.
O coordenador, professor doutor Ismael Antônio Vannini, parabeniza os novos mestrandos e afirma que este fato engrandece o curso, os acadêmicos, os professores e a Unipar como um todo: “Estamos orgulhosos destas novas conquistas de nossos acadêmicos. Que esta vitória incentive novos acadêmicos a buscar sempre mais a sua formação, em especial, pesquisando temáticas da nossa região”.