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Cascavel: Semana da Matemática fala de inclusão e uso de tecnologias
Publicado em: 06/12/2012 às 15:15
Foram abordadas as ferramentas Geogebra e bolsas de valores e dinâmicas para surdos e cegos
A Universidade Paranaense – Unipar realizou na última semana letiva a 13ª Semana da Matemática, com a temática ‘Matemática, inclusão e tecnologias: diferentes estratégias de ensino’. Na programação também foram incluídos o Fórum Pedagógico e o Fórum de Egressos.
O objetivo foi propiciar palestras e apresentação de trabalhos científicos para os participantes refletirem sobre o processo de ensino de matemática na atualidade. O evento reuniu acadêmicos e professores das áreas de Matemática e Educação de Cascavel e região. À frente dos trabalhos estavam os professores Marivane Martin (comissão organizadora) e Carlos Teles de Miranda e Jaqueline Cerezoli (comissão científica).
A abertura foi com o professor doutor Valdeni Soliani Franco, da UEM, que focou ‘As simetrias e suas interdisciplinaridades’, sendo trabalhada nas artes plásticas, dança, música, matemática, física, química e biologia. Quem também palestrou foi a professora doutora Tânia Stella Bassoi, da Unioeste, sobre ‘Geometria não euclidiana e sua inserção na educação básica’.
O minicurso ‘Resolução de problemas de geometria com o Geogebra’ foi ministrado pelo professor Ivan José Coser, da UTFPR/Apucarana. O docente mostrou recursos do Geogebra para o ensino da geometria, podendo ser mais interessante e motivador quando associa a ferramenta computacional, fazendo simulações, propondo problemas e visualizando a melhor solução. Em outro momento, o professor falou sobre ‘Recursos do Software Wingeon no ensino da geometria espacial’.
A egressa Darci Souza foi convidada para proferir sobre ‘O uso de jogos no ensino de Matemática para o aluno surdo’. Como professora ouvinte, disse ser essencial conhecer o contexto bilíngue. “Os surdos como os outros alunos desenvolvem o raciocino lógico da mesma forma, o diferencial é a habilidade do professor com a língua”, pontuou. O professor surdo, Flávio Kottwitz Júnior, auxiliou no minicurso e frisa a importância de os futuros professores aprenderem a se comunicar com o aluno surdo ou mesmo na sociedade.
Outros temas enriqueceram a semana: ‘A educação especial e as suas tecnologias assistivas na atualidade’, com a acadêmica cega Caroline Rodrigues Macalini, do curso de História; ‘Educação financeira e bolsa de valores como ferramenta para o ensino de Matemática’, com o professor Marcos Alexandre Simoka; ‘As Formas e os Números’, pela professora Marivane Martin.