Cascavel: Acadêmicas de Biomedicina são selecionadas para curso na USP
Publicado em: 05/12/2012 às 15:20
Denise Almeida participou pela área de Patologia e Caroline Mantovani e Charline Hamud, de Imunologia
O ano de 2012 foi destaque para o curso de Biomedicina da Universidade Paranaense – UNIPAR, que teve três acadêmicas aprovadas para o concorrido curso de inverno da FMRP/USP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), que é oferecido anualmente a toda América do Sul.
Mediante análise de currículo, Denise Almeida foi selecionada em primeiro lugar para o Departamento de Patologia e Caroline Mantovani e Charline Hamud, para o Departamento de Imunologia. Durante os cursos, as acadêmicas tiveram a oportunidade de apresentar trabalhos desenvolvidos em projetos de iniciação científica.
Denise salienta que o curso foi de extrema importância para o seu desenvolvimento acadêmico e profissional, proporcionando vivência científica. “Este evento oportunizou o contato, não apenas teórico, mas prático, com a tecnologia de ponta, laboratórios lindos e muito bem equipados, dirigidos por excelentes profissionais. O conhecimento adquirido por meio de palestras e mini-cursos ministrados por pesquisadores de renome internacional foi enriquecedor”.
Para Caroline, as palestras foram muito bem explanadas, empolgantes e diretas: “Participamos, ainda, das atividades práticas do curso, que agregaram fontes de conhecimento e trocas de experiências nacionais e internacionais. Esse intercâmbio de informações e cultura foi de grande importância, tanto em minha vida acadêmica, como em meu futuro como profissional, gerando novas oportunidades”.
As alunas ainda concordam que a iniciação científica teve um papel extremamente importante para essa conquista e agradecem a coordenação do curso pelo incentivo e a UNIPAR pela ajuda de custo.
Os professores doutores Ricardo Abrão e Deison de Lima, pós-graduados pelos Departamentos de Patologia e Imunologia, comentam sobre a alegria de terem suas alunas participando desse renomado evento. “Certamente, o mérito é das alunas, por, ao longo da graduação, se destacarem intelectualmente, formando seus currículos com a participação em projetos de ensino, pesquisa e extensão, monitorias e eventos extramuro”, reconhece Abrão. “As alunas são verdadeiras desbravadoras, iniciando seus contatos para futuros estágios, podendo dar prosseguimento em cursos de pós-graduação nesses departamentos”, emenda Lima.