Você está aqui: Notícias > Cascavel: Seminário de Enfermagem aborda as áreas de atuação profissional
Cascavel: Seminário de Enfermagem aborda as áreas de atuação profissional
Publicado em: 04/12/2012 às 09:58
Os temas foram atenção primária, assistência em oncologia, paciente cirúrgico e exames laboratoriais
Realizado neste fim de ano na Universidade Paranaense - Unipar, o 12º Seminário Interinstitucional de Enfermagem de Cascavel teve como tema central ‘Construindo múltiplas possibilidades de Atuação dos Profissionais de Enfermagem’. Palestras, minicursos e apresentações de trabalhos científicos marcaram a programação.
A abertura discorreu sobre ‘O enfermeiro na renovação da atenção primária à saúde’, com a doutora Beatriz de Oliveira Toso, professora da Unioeste. O foco foi a assistência primária organizada no Brasil pela estratégia Saúde da Família. A docente definiu o que é a estratégia e qual o papel de cada profissional e do enfermeiro para acontecer a saúde primária no Brasil.
“O maior campo de trabalho hoje na saúde pública são as Unidades Básicas de Saúde e os alunos precisam sair preparados para este mercado”, enfatizou, pontuando funções importantes, como o trabalho em equipe, conhecimento amplo para o gerenciamento e atendimento de pacientes com doenças crônicas e em urgência e emergência, além de capacitação para atuar com todas as faixas etárias e grupos.
Também foi convidada a coordenadora da TMO Uopeccan, Alessandra Elisabeth Santos, que falou sobre ‘Assistência de Enfermagem em Oncologia’, com ênfase na definição de oncologia, atuação do profissional neste campo, o processo de quimioterapia e a utilização de cateteres.
“O enfermeiro deve conhecer a oncologia clínica, cirúrgica e hematológica, participar da assistência, identificar todas as fases do cuidado de Enfermagem em quimioterapia, radioterapia, transplante de medula óssea e cuidados paleativos, priorizando a humanização”, disse.
Outro minicurso foi proferido pela coordenadora de Enfermagem do Centro Cirúrgico do Hospital Policlínica, Soraia Welter. A enfermeira ensinou a trabalhar todas as etapas de segurança do paciente no processo cirúrgico, checagem de dados pessoais, equipamentos, problemas pré-existentes do paciente e frequência de todos os membros da equipe.
Atentando ainda para a área de urgência e emergência, o biomédico Leonardo Bruning compartilhou seu conhecimento sobre a realização de exames laboratoriais na rotina hospitalar (gasometria, sódio, potássio, creatinina, entre outros) e comentou sobre a interpretação dos resultados.
Durante a semana, houve também discussões a cerca da monitorização invasiva e não invasiva, com a coordenadora de Enfermagem do Ceonc, Carine Sachet; debate com a Comissão de Curativos de Alta Tecnologia do Hospital Policlínica; mesa redonda intitulada ‘A experiência dos egressos da Unipar de diferentes espaços de atuação’; e abordagem sobre práticas gerenciais de Enfermagem, pela diretora de Enfermagem do Hospital Policlínica, Lindalva da Cruz Melo.