UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Campanha de captação de doadores de medula óssea é sucesso

Publicado em: 30/11/2012 às 17:46

Iniciada ainda no 1º semestre, ação foi uma parceria do curso de Farmácia e Hemonúcleo

Equipe do Hemonúcleo cadastra novos doadores de medula óssea
Acadêmicas do curso de Farmácia: Cristieli Monteiro dos Santos, na coleta, e Débora Stolarski, se cadastrando como doadora
Acadêmica do curso de Enfermagem, voluntária na coleta de sangue, e Camila Baruffi, de Farmácia
Fila de espera: com muita boa vontade, vários acadêmicos aderiram
As alunas Cristieli Monteiro dos Santos e Bruna Lucas, de Farmácia, colaboram com a coleta e se cadastraram como doadoras

O Hemonúcleo de Francisco Beltrão, a convite do curso de Farmácia da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, realizou campanha para cadastro de novos doadores de medula óssea. Acadêmicos dos cursos de Farmácia e Enfermagem auxiliaram na coleta.

“Campanhas como esta são muito importantes, pois o transplante de medula óssea pode ser a única chance de cura para pacientes com leucemia ou outras doenças do sangue”, explica a professora de Farmácia, Patrícia Velasquez.

De acordo com dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer), o Brasil conta com cerca de dois milhões de cadastros no Redome (Registro Brasileiro de Doadores de Medula Óssea), sendo o terceiro maior banco de dados do mundo. No entanto, a chance de encontrar um doador compatível no Redome é em torno de 1 para 100 mil. Quanto mais doadores cadastrados, maiores as chances de compatibilidade.

A professora Duda, do curso de Educação Física, foi a primeira da fila: “Senti uma emoção muito grande no momento da coleta do sangue, imaginando poder salvar uma vida”

Para se cadastrar como um doador de medula óssea, basta ter entre 18 e 55 anos, bom estado de saúde e procurar o hemonúcleo mais próximo, com documentos pessoais. O procedimento é simples e indolor. Serão coletados 4ml de sangue para a realização dos exames de compatibilidade e os dados irão para o Redome.

“O exame não é a doação de medula óssea, apenas o cadastro como possível doador: Se a medula for compatível com alguém, você será convocado para novos exames de compatibilidade e a avaliação médica irá decidir sobre a doação”, salienta Patrícia.

Mais informações sobre doação de medula óssea e cadastro de doadores podem ser obtidas nos sites do Inca - www.inca.gov.br, Ameo (Associação da Medula Óssea) – www.ameo.org.br.

Redes sociais>