UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Acadêmicos criam pontes de macarrão e testam resistência

Publicado em: 30/11/2012 às 17:27

Atividade estimula a criatividade dos alunos de Engenharia Civil, prezando pela integração e qualidade

Grupo apresenta trabalho e recebe orientações do professor Rafael
Grupo apresenta trabalho e recebe orientações do professor Rafael
Grupo apresenta trabalho e recebe orientações do professor Rafael
Acadêmicos estimulam a criatividade no design de pontes de macarrão
Acadêmicos estimulam a criatividade no design de pontes de macarrão
Acadêmicos estimulam a criatividade no design de pontes de macarrão
Professor Marcelo Ribeiro acompanha teste de pontes

Construir pontes de macarrão foi o desafio proposto aos estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, na disciplina Resistência dos Materiais. O objetivo foi projetar sistemas estruturais simples, estimulando a criatividade e aceitação de novos desafios, além de explorar o trabalho em equipe e a competitividade.

Para a construção foi utilizado espaguete e cola especial. As estruturas foram baseadas em diferentes opções de tipos de pontes e deveriam vencer um vão livre de 100cm, com peso máximo limitado a 900g. O próximo passo foi a realização do teste de carga das pontes treliçadas, que deveriam suportar 10kg.

Segundo o professor Rafael Agnoletto, o trabalho teve um impacto positivo para os estudantes, independente da nota atribuída a cada equipe, pois proporcionou elaborar um protótipo de uma ponte verdadeira, utilizando um material fino e delicado como o macarrão.

Também possibilitou a simulação do que é atuar na área de Engenharia Civil, sabendo que, ao desenvolver qualquer obra ou estrutura, assume-se responsabilidades nas funções de projeto e acompanhamento/execução.

A acadêmica Mabile Bombassaro conta que o grupo pesquisou sobre qual a melhor forma de interligar as partes: “A prática permitiu vivenciar a realidade da obra, implementar várias ideias e trabalhar com teste de materiais. O processo envolveu ainda aspectos psicológicos, devido ao prazo para a entrega, e preocupação em manter a qualidade do projeto”.

Redes sociais>