Você está aqui: Notícias > Cascavel: Unipar recebe exposição do Egito Antigo, de São Paulo
Cascavel: Unipar recebe exposição do Egito Antigo, de São Paulo
Publicado em: 29/11/2012 às 16:23
Organizada pelo curso de História, pode ser visitada nos períodos da manhã, tarde e noite, até o próximo dia 20
Chegou a Cascavel a exposição ‘Egito Antigo – mitos e símbolos’. Montada na Universidade Paranaense – Unipar, a exposição foi trazida pelo curso de História e pode ser visitada até o dia 20 de dezembro. As peças são do artista Eduardo Vilela e podem ser apreciadas por toda a comunidade. A entrada é franca.
De autoria do professor de História Antiga, Maurício Schneider, esse projeto didático-pedagógico tem por objetivo levar ao público, principalmente o estudantil, um conhecimento mais aproximado com a cultura do Egito Antigo. A exposição veio de São Paulo e, há uma década, percorre várias cidades do Paraná e de outros estados.
A exibição inclui painéis informativos e réplicas da arte egípcia, executadas com grande fidelidade aos originais, em tamanho, cor e apresentação. “Trata-se de uma oportunidade de contato mais próximo com a forma e peça em todo o seu volume, uma visão tridimensional”, destaca o organizador.
A professora de História do Colégio Professor Victorio Emanuel Abrozino, Valesca Folha, acompanhou os alunos e destaca que o passeio de estudos visa complementar o aprendizado adquirido em sala de aula, além de desenvolver a questão social e dar visibilidade à produção histórica: “Oportunizar visitas a exposições é bastante construtivo, seja de artes, ciências ou história, já que Cascavel ainda é carente neste sentido”.
O curso também apresenta, simultaneamente, a exposição ‘Universo Masculino’, que faz parte do projeto de extensão ‘História e Comunidade: Catalogação de Peças, Organização de Acervo e de Exposições no Museu Histórico de Cascavel’, coordenado pelo professor Vladimir Medeiros. O objetivo é trazer até os acadêmicos e a comunidade universitária uma parte importante da história do cotidiano, através de peças do dia a dia: isqueiros, máquinas de calcular e barbeadores. A parceria é com o Museu Histórico de Cascavel, via Secretaria de Cultura.
O Museu Histórico Celso Formighieri Sperança e Museu da Imagem e do Som também apoiam a iniciativa da Unipar e ajudam nas visitas com monitoria a escolas agendadas. “A parceria com o curso de História tem valorizado os trabalhos do Museu Histórico e agregado valores ao nosso acervo. Já a contribuição nas monitorias visa fortalecer os trabalhos já realizados, além de conhecer outros acervos com peças museológicas do Egito e divulgar os museus ligados à História de Cascavel, com a exposição de peças e reportagens antigas”, afirma a coordenadora dos museus, Silvia Prado.
Para saber mais sobre essa cultura milenar, visitas estão abertas de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30min, das 14h às 17h30min, e das 19h às 22h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (45) 3321-1300, no Prove (Programa de Valorização da Educação) ou na Assessoria de Imprensa.