UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Marcos Meyer cativa plateia em palestra na Unipar

Publicado em: 29/11/2012 às 13:00

O educador veio de Curitiba para falar sobre aprendizagem na era da internet; mais de 600 professores assistiram

O palestrante levou os convidados a refletir sobre a interação professor/aluno
O palestrante levou os convidados a refletir sobre a interação professor/aluno
Marcos Meyer ladeado por Cacilda Zafaneli e Nilvio Ourives dos Santos
Na plateia, mais de seiscentas pessoas, entre professores e convidados
Na plateia, mais de seiscentas pessoas, entre professores e convidados
Na plateia, mais de seiscentas pessoas, entre professores e convidados
O palestrante levou os convidados a refletir sobre a interação professor-aluno
Palestrante, ao centro, com professores do Câmpus-Sede
Marcos Meyer ladeado por Cacilda Zafaneli e Nilvio Ourives dos Santos
Cacilda Zafaneli e Marcos Meyer, ao centro, com professores da Unidade de Cianorte
Palestrante ladeado pelas professoras Sônia Moro e Cacilda Zafaneli
Meyer com a jornalista Marcela Lopes, da TV+ Unipar
Meyer ladeado pelos professores Cacilda Zafaneli e Ariovaldo da Silva

Para marcar o encerramento do seu ano letivo, a Universidade Paranaense promoveu palestra com um dos mais conceituados educadores do Brasil, o professor de matemática, psicólogo e mestre em Educação, Marcos Meyer. Na segunda-feira à noite, em Umuarama, ele falou sobre a aprendizagem significativa e a função docente, enaltecendo o quanto é importante a interação aluno/professor para a qualidade do ensino.

“A interação é que promove o desenvolvimento intelectual do aluno. Ele não pode ter uma postura passivo-aceitante perante o professor e apenas receber informação; pois deve ser curioso, questionar, interagir, debater”, afirmou o palestrante, ressaltando que nos dias de hoje isso não acontece. “Durante a aula, o estudante fica apenas copiando o que o professor escreve no quadro e, em casa, passa a maior parte do tempo na internet”.

Autor de vários livros e comentarista em programas de rádio e de televisão sobre educação de filhos, relacionamento e desenvolvimento da inteligência, Meyer, que veio de Curitiba especialmente para a palestra, surpreendeu os mais de 600 convidados com sua simpatia, senso de humor e conhecimento da qualidade do ensino-aprendizagem.

Em seu discurso, levou a plateia a refletir sobre a necessidade de nos adequarmos às novas realidades. “Nos dias de hoje, o nosso desafio é provocar o aluno e incentivá-lo a se dedicar mais, interligando seu conhecimento e trazendo um pouco mais de significado para seu aprendizado, pois, se ele tiver espaço para criar, para ser autor, passa a ser mais motivado em sala de aula”, destacou o docente. “Se não agirmos assim, o aprender a aprender vai ser muito mais difícil”, alertou.

Organizado pelo Pró-Magíster, programa da Unipar voltado à capacitação de professores, o evento aconteceu no teatro Neiva Pavan Machado Garcia e reuniu professores da Unipar, das Unidades de Umuarama, Guaíra e Cianorte, e de escolas da rede pública e privada. Na abertura da palestra, o diretor do Câmpus-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, enalteceu a importância do evento.

“Tivemos um ano magnífico, com a Unipar completando 40 anos de uma história cheia de sucesso e realizações. Para nós é motivo de alegria e muito orgulho. E nada melhor que encerrarmos o período letivo com ‘chave de ouro’, assistindo à palestra de um expert em educação”.

“Estamos terminando o ano com sensação de missão cumprida. E assistir o Marcos Meyer falando de educação é um privilégio, pois ele é um mediador da aprendizagem do aluno e abrilhantou nossa noite”, emendou a coordenadora multicampi do Pró-Magíster, professora Cacilda Zafaneli. “O tema abordado é de extrema relevância para todos nós da Unipar, que estamos preocupados com a excelência no ensino”.

Entre os convidados especiais estava o chefe do Núcleo Regional de Educação, professor Adalberto Carlos Rigobello.

Redes sociais>