UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Semana Acadêmica integra turmas de Arquitetura e Engenharia

Publicado em: 27/11/2012 às 10:09

Evento explorou as grandes obras brasileiras, além da questão ambiental e projetos em 3D

Estudantes participam de oficina da Suvinil
Estudantes participam de oficina da Suvinil
Acadêmicos interagem em evento
Coordenadores dos cursos com palestrantes
Estudantes visitam obra
Estudantes visitam obra
Projetos em 3D é tema de oficina
Em palestra, o arquiteto Derli Fischer
Apresentações culturais marcaram os intervalos
Em palestra, o engenheiro Alécio Júnior Mattana
Em palestra, professora Meire Ferreira da Cunha

Inovação e arte marcaram a 11ª Semana de Arquitetura e 3ª Semana de Engenharia Civil, realizadas em conjunto na Universidade Paranaense - Unipar. Os acadêmicos puderam compartilhar ideias, interagir e aprender sobre projetos e construção, com convidados renomados.

A abertura foi proferida pela professora Meire Ferreira da Cunha, com o tema ‘Grandes construções’. Segundo apresentou, o país tem 12.285 grandes obras em andamento, com orçamento previsto de aproximadamente 1,5 trilhão de reais, até 2016. “As mais famosas são Copa do Mundo e Olimpíadas que gastarão apenas 3% do valor; o restante está aplicado na infraestrutura, petróleo, gás, energia (hidrelétricas), pontes, estradas e viadutos”, destacou.

De Santa Catarina veio o palestrante Marcos Poleto, que falou sobre ‘Construção com visão ecológica, rentabilidade e velocidade’. Segundo ele, a grande falta de mão-de-obra é fruto do desinteresse desta geração em trabalhar na construção civil: “O Brasil passa por um momento de industrialização tecnológica na construção civil e as vantagens na área de TI podem suprir a falta de mão-de-obra”. Falou das formas geoplast em ABS (mais resistente), que são reutilizáveis e de fácil manuseio, além de não necessitar de produto desmoldante e ter zero risco de acidentes.

O arquiteto Derli Fischer, de Pato Branco, atua nas regiões oeste e sudoeste do Paraná e levantou discussão sobre ‘Arquitetura Industrial’, comentando sobre contratação de projeto e formas de pesquisas em cada área, compartilhando também histórias de clientes e obras. “O intuito é fazer uma abordagem técnica de como são resolvidos os projetos, apresentar imagens de obras da região e falar sobre o funcionamento de um escritório”, disse.

Outro tema instigante foi trabalhado em oficina pelo arquiteto Rafael Streda, abordando a computação gráfica como aplicativo tecnológico para Arquitetura e Engenharia, com foco no software para desenvolvimento de projeto em 2D e 3D integrados. Em sua fala, mostrou o quanto à tecnologia evolui e a importância de correr atrás das informações, fez demonstração da ferramenta e descreveu o conceito BIM adotado no Brasil.

A Semana trouxe ainda discussões sobre ‘Revestimentos monolíticos no Brasil’, com a arquiteta Ana Clara Souza; ‘Sustentabilidade na arquitetura e construção civil’, pelo arquiteto Jacksson Oliveira; ‘O uso da Cal em argamassa’, com o engenheiro Alécio Júnior Mattana; e ‘Bombeamento de argamassas e concreto’, por Júnior Cesar de Oliveira.

Redes sociais>