Cascavel: Semana Acadêmica integra turmas de Arquitetura e Engenharia
Publicado em: 27/11/2012 às 10:09
Evento explorou as grandes obras brasileiras, além da questão ambiental e projetos em 3D
Inovação e arte marcaram a 11ª Semana de Arquitetura e 3ª Semana de Engenharia Civil, realizadas em conjunto na Universidade Paranaense - Unipar. Os acadêmicos puderam compartilhar ideias, interagir e aprender sobre projetos e construção, com convidados renomados.
A abertura foi proferida pela professora Meire Ferreira da Cunha, com o tema ‘Grandes construções’. Segundo apresentou, o país tem 12.285 grandes obras em andamento, com orçamento previsto de aproximadamente 1,5 trilhão de reais, até 2016. “As mais famosas são Copa do Mundo e Olimpíadas que gastarão apenas 3% do valor; o restante está aplicado na infraestrutura, petróleo, gás, energia (hidrelétricas), pontes, estradas e viadutos”, destacou.
De Santa Catarina veio o palestrante Marcos Poleto, que falou sobre ‘Construção com visão ecológica, rentabilidade e velocidade’. Segundo ele, a grande falta de mão-de-obra é fruto do desinteresse desta geração em trabalhar na construção civil: “O Brasil passa por um momento de industrialização tecnológica na construção civil e as vantagens na área de TI podem suprir a falta de mão-de-obra”. Falou das formas geoplast em ABS (mais resistente), que são reutilizáveis e de fácil manuseio, além de não necessitar de produto desmoldante e ter zero risco de acidentes.
O arquiteto Derli Fischer, de Pato Branco, atua nas regiões oeste e sudoeste do Paraná e levantou discussão sobre ‘Arquitetura Industrial’, comentando sobre contratação de projeto e formas de pesquisas em cada área, compartilhando também histórias de clientes e obras. “O intuito é fazer uma abordagem técnica de como são resolvidos os projetos, apresentar imagens de obras da região e falar sobre o funcionamento de um escritório”, disse.
Outro tema instigante foi trabalhado em oficina pelo arquiteto Rafael Streda, abordando a computação gráfica como aplicativo tecnológico para Arquitetura e Engenharia, com foco no software para desenvolvimento de projeto em 2D e 3D integrados. Em sua fala, mostrou o quanto à tecnologia evolui e a importância de correr atrás das informações, fez demonstração da ferramenta e descreveu o conceito BIM adotado no Brasil.
A Semana trouxe ainda discussões sobre ‘Revestimentos monolíticos no Brasil’, com a arquiteta Ana Clara Souza; ‘Sustentabilidade na arquitetura e construção civil’, pelo arquiteto Jacksson Oliveira; ‘O uso da Cal em argamassa’, com o engenheiro Alécio Júnior Mattana; e ‘Bombeamento de argamassas e concreto’, por Júnior Cesar de Oliveira.