Você está aqui: Notícias > Cascavel: Semana Acadêmica de Administração foca ‘Gestão de Ideias’
Cascavel: Semana Acadêmica de Administração foca ‘Gestão de Ideias’
Publicado em: 26/11/2012 às 09:30
Palestras falam também de empreendedorismo, liderança e mercado financeiro
O curso de Administração da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, se empenhou para realizar um evento completo, unindo a 13ª Semana Acadêmica e 7ª Semana Científica. Para abrilhantar a estreia foi convidada a Banda da 15ª Brigada de Infantaria Motorizada, seguindo a programação com palestras e oficinas. Também foram premiados os integrantes do Gread (Grupo de Estudos Avançados em Administração), alunos que se destacaram durante os quatro anos de graduação.
A palestra de abertura foi sobre ‘Empreendedorismo – Tendências no Brasil e no Mundo’, ministrada por Paulo César Feyh, do Sebrae. Em sua fala citou frase da estrategista Zen Saito: “Eu não ensino e não mando. Ensinando sai cópia; mandando sai escravo. Eu transmito minha energia”.
Também destacou que o empreendedorismo oferece um mundo de oportunidades, pois consiste na capacidade de transformar uma ideia em realidade, seja ela inovadora ou não. Fez, ainda, uma indagação de que tipo de pessoa eu sou, promoveu a reflexão entre os estudantes: uma pessoa que vive mal-humorada, que tudo é difícil, sabe tudo e não faz nada ou o contrário disso tudo.
Para quem deseja obter sucesso, o palestrante pontuou dez mandamentos: tenha iniciativa e curiosidade, seja persistente nas metas e flexível nas estratégias, calcule os riscos, persiga sempre a máxima eficiência, comprometa-se com seus projetos, estude o mercado, estabeleça metas, faça um plano de negócios, desenvolva seu espírito de liderança e acredite em você.
Outro tema cercou o âmbito empresarial. A coordenadora de Engenharia de Produção da Faculdade União de Ponta Grossa, Rosângela Stankowitz, ministrou a palestra ‘Gestão de Ideias’. “A inovação é essencial para a empresa e a criatividade é o combustível. São as ideias novas que vão alimentar os processos de inovação, criando novos modelos de negócios, produtos e serviços que cabem ao administrador gerir”, destacou.
Para explicar, a estudiosa apontou quatro fases do processo mental criativo: preparação – envolve a reflexão sobre o problema e os elementos relevantes; incubação – quando a mente acumula informações; iluminação – as conexões mentais criam o momento ‘eureca’; e verificação - é o trabalho, a lapidação e a checagem da ideia que será posta em prática.
Durante a semana, outros assuntos despertaram a atenção do publico, como ‘Liderança Empreendedora’, com Willians Roberto Costa; ‘Empreendendo no Mercado Financeiro’, por Bruno Cervenka de Freitas. Na semana também foi apresentado Case - Bielle Club ‘A trajetória de um empreendimento de sucesso em Cascavel’, pelo proprietário Paulo Roberto Carlesso.