Você está aqui: Notícias > Umuarama: Descontração e integração marcam o 12º Festival de Paródia
Umuarama: Descontração e integração marcam o 12º Festival de Paródia
Publicado em: 21/11/2012 às 15:30
O programa ‘Pânico na PP’ divertiu o público com apresentações marcadas pela criatividade
Muitas risadas, agitação, música e dança. Este foi o repertório do 12º Festival de Paródias, promovido pelo curso de Comunicação Social /Publicidade e Propaganda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. Sob coordenação da professora doutora Sônia Moro, o evento coroou mais uma vez as atividades realizadas pelos estudantes do 3º ano, na disciplina ‘Redação Publicitária’.
Realizado no Anfiteatro do Câmpus III, o encontro reuniu estudantes, professores, amigos, familiares e ex-alunos do curso.
Segundo a professora, a paródia é uma modalidade de discurso em que a mensagem parodiada contraria o sentido da mensagem original, formando um gênero discursivo muito presente na música, na poesia, em programas de televisão e também nas mensagens publicitárias.
No evento, os estudantes são desafiados a parodiar, além do programa escolhido e seus personagens, músicas brasileiras, criando letras que retratam comportamentos, situações cotidianas e tendências. Cenário, figurino, divulgação, livretos e ensaios também ficam por conta dos graduandos.
Os intérpretes da noite parodiaram o programa Pânico na Band. Com direito a uma decoração no estilo Halloween, o ‘Pânico na PP’ envolveu a plateia com as ‘Publicats’, que expuseram seus figurinos pra lá de inovadores. Um corpo de jurados foi designado para avaliação das performances no palco.
O personagem ‘O melhor do mundo’ – imitando o apresentador da Band – foi interpretado pelo estudante do 1º ano, Luiz Fernando Freitas, que arrancou risadas da plateia, acompanhado do ‘Demílio’, interpretado por Iago Sampaio, do 1º ano, e da ‘Sabrina salto alto’, pela estudante do 4º ano, Samantha Oyama. Todos aplaudiram a criatividade e espontaneidade dos participantes, que deram um show de desenvoltura.
As músicas ‘O que eu sempre quis’, de Chitãozinho e Xororó, ‘Camaro Amarelo’, da dupla Munhoz e Mariano, ‘Me Libera’, da Banda Djavú, ‘Tremendo Vacilão’, da cantora Perlla, e ‘Rebelde’, do grupo RBD, foram as parodiadas, originando as canções ‘Brincar de ser Feliz’, ‘De Busão ou a pé’, ‘Me Sequestra’, ‘Queijo e Feijão’ e ‘Eu fiz um Briefing’, respectivamente.
A paródia ‘Eu fiz um Briefing’ foi a surpresa da noite. Interpretada pela turma toda do 3º ano, os estudantes emocionaram a plateia e os professores presentes. “Fiquei muito feliz por terem se empenhado em escrever uma paródia para a sala toda. Foi uma surpresa a apresentação e muito emocionante”, elogia o coordenador do curso, professor Rodrigo Oliva.
Caneca para os vencedores
O destaque ficou para o grupo composto por Flávia Chirstine, João Gabriel, Juliano Plazza, Keila Roberta, Natália Vieira e Walter Quevedo, que interpretou ‘Me Sequestra’, garantindo o primeiro lugar. O prêmio foi uma caneca com o slogan do programa ‘Pânico na PP’.
Os intérpretes de ‘Queijo e Feijão’ – Bruna Feitosa, Genivaldo Braz, Jessyca Carvalho, Karina Scaramussa, Patrick Azevedo e Soni Ruzzene – conquistaram o 2º lugar; e a paródia ‘De Busão ou a pé’ – dos estudantes Caroline Francischini, Diego Silva, George Germano, Roberto Porto, Robson Viana e Thiago Balan – ficou na 3ª colocação.
Os professores, vestidos a caráter, também soltaram a voz, na paródia ‘Brincar de ser Feliz’, da original ‘O que eu sempre quis’ (Chitãozinho e Xororó). “O Festival é pura produção criativa e se tornou, ao longo desses anos, uma das marcas registradas da Publicidade e Propaganda da Unipar”, comenta Sônio Moro.
Ela ainda ressalta que produção alcançou os objetivos propostos: “Isso porque houve muito envolvimento dos estudantes em todas as etapas do processo de criação, desde a escolha da música original à escolha do tema do evento, da escritura da paródia à produção gráfica do material de divulgação do evento, do planejamento da apresentação à atuação ao vivo no palco. Percebeu-se que todos provaram suas habilidades com responsabilidade”.