Umuarama: Concurso Charrete encerra Semana de Arquitetura e Urbanismo
Publicado em: 21/11/2012 às 11:40
Evento instigou a criatividade dos estudantes. Minicursos e palestras integraram as atividades
Um tema central, um cd com informações de apoio, pranchas, muitas ideias e 24 horas de intenso trabalho. Esta foi a experiência vivenciada pelos estudantes durante a 12ª Charrete. O concurso encerrou a 15ª Semana Acadêmica do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Umuarama (entre 05 e 10/11).
O Fórum Pedagógico e de Egressos e a Gincana Acadêmica também fizeram parte das atividades, que comemoraram os 15 anos da graduação. Divididos em 15 equipes, estudantes e professores passaram 24 horas na Universidade para a elaboração de projetos arquitetônicos, com objetivo de aguçar a reflexão, análise e interpretação de problemas como balizador de conhecimentos e soluções projetuais.
O tema proposto foi ‘Portal para a cidade de Umuarama’. Depois de muito trabalho, a equipe Arq Sabe, composta pelos estudantes Allan Correia Santos, Adrielly Sodeiro, Ana Karen Agostini, Carlos Henrique Bertussi, Elaine Pinheiro, Fernando Nicolau Tolentino, Henrique Lazzarim Begotti, Jerson Matheus, Joceliane Raposo, Tiago Antunes, Verginia Bernardi Braz e Rafael Oliveira foi a campeã. Cada um ganhou um kit de escritório como prêmio.
As equipes The Arq’n Dead e Planejamentos Tabajara PT empataram e conquistaram o segundo e terceiro lugares. Palestras e minicursos também integraram a Semana. Para abrir o encontro foi convidado o arquiteto e professor doutor da PUC/PR, João Virmond Suplicy Neto, que falou sobre ‘A vivência profissional do arquiteto e urbanista e os desafios do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) em defesa dos interesses sociais’.
Em seguida foi a vez dos arquitetos e urbanistas Maristela Bridi Guazzelli e Fábio Silva dividirem seus conhecimentos sobre ‘As Rotinas Profissionais e os Ideais da Arquitetura’. Outro tema que chamou atenção dos estudantes foi ‘Fronteiras Urbanas – limites materiais e imateriais da cidade’, ministrado pelo arquiteto Alexandre Pedrozo.
Já o representante da empresa Suvinil, Idino Eder Grando, foi convidado para repassar aos estudantes dicas sobre ‘Técnicas de Pinturas Decorativas’ e ‘Propriedades e Patologias das Pinturas nas Edificações’; o profissional citou bons exemplos de como se aproveitar as infinidades de cores e os espaços livres disponíveis.
“A graduação está completando 15 anos de uma história repleta de desafios e realizações. Nesse tempo, o curso formou profissionais altamente qualificados e aptos a desenvolver uma carreira de sucesso no mercado de trabalho”, comemora a coordenadora do curso, professora Wanda Bononi, acrescentando que a Semana Acadêmica faz parte dessa história. “É um momento de propiciar aos estudantes trocas de experiências na construção da relação dentre o design do objeto e da produção e expressão arquitetônica”.