Você está aqui: Notícias > Cianorte: Moda comemora sucesso do Unipar Fashion Days
Cianorte: Moda comemora sucesso do Unipar Fashion Days
Publicado em: 14/11/2012 às 16:15
Estudantes exploraram o universo do surrealismo e oceano na criação de figurinos impecáveis, atraentes e arrojados
Interagir com a alta costura, promover as criações dos estudantes e incentivar o surgimento de novos talentos. Essas são as propostas do Unipar Fashion Days, realizado há cinco anos pelo Curso Superior de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cianorte. Consagrado no cenário de moda regional, o evento reuniu mais de 1.500 pessoas no auditório Cândido Garcia (entre 02 a 05/10).
Idealizado pelo professor Marcos Lima, das disciplinas de Desenho, Execução de Produto, Laboratório de Criação e Pesquisa-Gestor de Moda, e pela coordenadora do curso, professora Márcia Ruiz, a atividade incentivou os estudantes a caprichar em arrojo e criatividade. Cerca de 220 looks foram apresentados na edição deste ano, que envolveu na produção mais de 300 pessoas, entre alunos e modelos.
O desfile do 1º ano, versando sobre o tema ‘Tudo sobre o Oceano’, abriu o evento, inundando o auditório com sereias, conchas, ondas, pérolas, marés, tsunamis, piratas, águas vivas, peixes coloridos e abissais, corais, mitos e lendas. Abrilhantando a noite, a cantora lírica e designer de moda, Gisele Bacarin Sornas, encerrou o desfile.
‘Surrealismo’ foi o tema que norteou a produção das equipes do 2º ano; seus looks se confundiam com esse movimento artístico da década de 20, que se apropriava de tudo que fosse irracional e subversivo na arte, concentrando-se no espiritualismo, na psicanálise freudiana e no marxismo. No desfile na Unipar, o inconsciente, sonhos e utopias transformaram-se em pura consciência de formas, cores e texturas, conta a professora Amanda Pereira.
“Esta temática se mostrou tentadoramente desafiadora devido ao fato de explorar um universo que rompe com os padrões estabelecidos pela sociedade, ou seja, fora de nossa zona de conforto. Uma mente totalmente vazia e por vezes insana foi estimulada a dar vazão a sonhos e tudo o que estava adormecido ou camuflado no inconsciente”, acrescenta.
As coleções confeccionadas pelos acadêmicos do 3º ano ligados ao Pidi (Projeto Interdisciplinar de Design Individual) também foram sensação à parte. Com tema livre, os estudantes deveriam expor no mínimo três looks, obedecendo ao projeto de design que contempla as múltiplas facetas ou responsabilidades de um designer. A coleção ‘Pássaros’, apresentada pela designer Silvia Fontana, mostrou flamingos, cisnes e corvos. “Foi lindo!”, elogia a professora.
Mas segundo o professor Marcos Lima, todas as equipes foram além de suas metas, arrasando no palco: “Criaram marcas, investigaram público-alvo reais e organizaram campanhas de marketing. Também desenvolveram suas coleções com tema a sua escolha, desenharam, modelaram, costuraram, correram atrás de um casting de modelos, maquiagem, fotografia, acessórios, trilha sonora, convites e buscaram patrocínio. Enfim, fizeram um trabalho completo, desafiador. Por isso, temos a certeza de que o evento foi marcado pelo crescimento intelectual dos nossos alunos”.
O evento contou com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Cianorte, Montinorte, Avenorte, Etiknorte, Confecção Laços e Tiras, Confecção Marden Jeans, Iluminação e passarela de Vando Magia e Eventos, fotografia e filmagem da Produtora Fábrica e da Unipar.