UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Projeto de Odontologia beneficia alunos da Assumu

Publicado em: 13/11/2012 às 16:00

Estudantes desenvolvem atividades voltadas a educar, prevenir e tratar problemas dentários

Experiência colabora para a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas
Estagiário orienta aluno da Assumu sobre a escovação correta dos dentes
Aluna Beatriz da Silva Souza atendida pelos estagiários do projeto
Professor Fabrício Paganini, à direita, supervisiona as atividades
Fátima Cassiano Gato com o professor Fabrício Paganini e estudantes

Ensino, pesquisa e extensão. Esses são os três pilares que movem uma universidade. Nos projetos de extensão, a instituição dá ao seu estudante a oportunidade de fazer contato com a realidade profissional, para que tenha uma formação acadêmica embasada na prática, na interação com a comunidade e no dever da responsabilidade social.

A Universidade Paranaense – Unipar cumpre esse papel, comprometida não só em formar profissionais, mas também em interagir por meio de ações extensionistas com as comunidades, promovendo qualidade de vida. Somente no curso de Odontologia, em torno de 30 mil atendimentos estão sendo realizados este ano em projetos educativos e de prestação de serviços.

Entre eles está o ‘Novos cenários de prática no atendimento odontológico’, realizado nas entidades Apae, Lar do Menor, Guarda Mirim e Assumu, com propósito de atender crianças e jovens com programa educativo, preventivo e curativo.

Na Assumu (Associação de Assistência aos Surdos e Mudos), a parceria acontece há seis anos, envolvendo em torno de 30 estagiários do 4º ano. Durante as atividades, o grupo presta atendimento básico; casos mais complexos são encaminhados à Cliníca Escola do curso, no Câmpus-Sede.

Segundo a coordenadora do curso, professora Cintia Araújo, a ação é uma atividade complementar, que enriquece o aprendizado da graduação. “Além de aplicar as teorias aprendidas em sala de aula, o estudante tem a oportunidade de promover saúde bucal”, destacou.

Supervisionados pelo professor Fabrício Paganini, os atendimentos acontecem às sextas-feiras, das 9 às 12 horas. “É uma atividade que requer atenção especial dos acadêmicos, já que os alunos da entidade se comunicam somente por sinais. Portanto, é uma vivência clínica de fundamental importância para o futuro dos nossos estudantes, pois eles têm a oportunidade de acompanhar diferentes situações”, ressaltou o professor.

A oportunidade do contato direto com o público incentiva os estudantes que participam das atividades. Diego Gerevini é um deles. “Esta vivência da profissão nos ensina a lidar com situações novas, nos levando a exercitar nossos conceitos de atendimento e de relações humanitárias; nessa entidade, é uma experiência diferente, pois temos a oportunidade de fugir do dia a dia, ofertando qualidade de vida a pessoas especiais, que muito precisam do nosso apoio”, diz.

Entre os 37 alunos atendidos na Assumu está Beatriz da Silva Souza, de 16 anos. Ela foi submetida a uma limpeza dos dentes. Com ajuda da intérprete de libras, professora Marinez de Freitas, ela disse que gosta do projeto. “Participo há três anos e gosto quando eles vêm aqui; a equipe é atenciosa e dedicada”, conta.

Parceria

A diretora da Assumu, Fátima Cassiano Gato, elogiou a iniciativa da Universidade Paranaense, que também contempla os familiares dos alunos. “É uma parceria que deu certo e de extrema importância para o sucesso do nosso trabalho. Sem contar que os alunos adoram o projeto; eles até perguntam quando os acadêmicos virão”, afirma a diretora. “É também um meio de comunicação que contribui para o aprendizado dos alunos assistidos”.

A entidade oferece suporte para o desenvolvimento social e educacional de crianças, jovens e adultos. Além da educação infantil e do ensino fundamental do 1º ao 5º ano, a associação possui uma sala de educação para jovens e adultos e um centro de apoio aos alunos inclusos no ensino regular.

Redes sociais>