Cascavel: Acadêmicos são aprovados em projetos de iniciação artística
Publicado em: 12/03/2010 às 09:48
A seleção foi para as modalidades de dança, teatro e música. Dez novos integrantes bolsistas compõem os grupos
Incentivar a troca de conhecimentos entre acadêmicos, estimulando o apreço pela arte é tônica da DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação) da Universidade Paranaense UNIPAR. Na última semana, foi realizada no anfiteatro de Cascavel a seleção para integrantes do PIBIA (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística). Dezesseis estudantes participaram do processo seletivo.
“Temos muitos e bons talentos”, diz a coordenadora setorial do PIAE (Programa Institucional de Atenção ao Estudante), Luciane Hinterholz, que organizou a seletiva. Três modalidades foram oferecidas. Quatro candidatos foram aprovados para integrar o grupo de teatro, três para a dança e três para a música.
O objetivo do programa é também contribuir para a formação intelectual em áreas cognitivas, motoras, de saúde e percepção. “Essas são as vantagens dos que se identificam com a arte”, afirma Luciane.
Segundo os coordenadores das categorias, a lista de benefícios é grande e inclui melhorias em vários aspectos, como aumento da criatividade, paciência, lógica, performance nas matérias do currículo regular, concentração e disciplina, além de ajudar a enfrentar desafios e assumir riscos - no desenvolvimento emocional, desenvolvimento da linguagem, precisão física e mental, identificação com outras culturas e maior tolerância.
Os ensaios começam na próxima semana, com boas expectativas. A proposta é divulgar os projetos, tanto no meio acadêmico, quanto para a sociedade cascavelense e regional. “Além da integração e aproximação com as amostras culturais, a oferta oportuniza aos alunos que ingressam na Universidade Paranaense de ter em seus currículos uma formação interdisciplinar abrangente, voltada para cultura e o bem social”.
A banca avaliadora foi composta pelos professores Leodefane Bispo da Silva (teatro), Luciane de Lazzari (dança), Deise Rosa Schroder (música), Débora Venturin, diretora do Campus, e Luciane Hinterholz. Durante o ano, o desempenho dos alunos será demonstrado em várias apresentações. Uma delas é o FEITU (Festival Intercampi de Talentos Universitários), que já está consolidado como um dos maiores eventos culturais da UNIPAR.