Cascavel: Jornada integra turmas de Biomedicina e Ciências Biológicas
Publicado em: 12/11/2012 às 14:13
Temas atuais marcaram a programação, além de atentar para um mercado de trabalho promissor
Na área da saúde, o trabalho realizado por uma equipe multiprofissional aparece cada vez mais em favor dos melhores resultados. Visando essa integração, a Universidade Paranaense - Unipar realizou, em parceria, as jornadas de Biomedicina e de Ciências Biológicas, marcadas por palestras, oficinas e apresentação de trabalhos científicos.
A abertura focou o tema ‘Reprodução assistida na atualidade’, ministrado pela especialista em Embriologia e Genética Humana, Giovanna Canezin Galletto, do Gênesis Instituto de Reprodução Humana, de Cascavel. Foram apontadas as causas da infertilidade e indicações para cada técnica.
A palestrante aprofundou explicação sobre as técnicas realizadas no Gênesis, desde investigação da infertilidade masculina, técnicas de Reprodução Assistida, inseminação artificial intrauterina, fertilização invitro, novidades em reprodução assistida, PGD (Diagnóstico Genético Pré-implantacional) e Super-ICSI.
Segundo Giovanna, o intuito foi mostrar que essa é uma área com alta tecnologia e que há em Cascavel laboratório de Reprodução Assistida: “É interessante passar para os estudantes que existe esse campo de atuação e merece capacitação”.
O mestrando em Biociências e Saúde pela Unioeste, professor e biólogo Luiz Carlos Caetano, fez explanação sobre ‘O balanço energético corporal: entendendo a função endócrina do tecido adiposo’. Conforme acrescenta, o intuito é a prevenção da pandemia obesidade, apresentando sua definição, origem, prevalência mundial e nacional, com orbidades e possíveis tratamentos.
Também foi de grande relevância o tema ‘Coleta de material biológico’, levantado pelo biomédico Leonardo Bruning. Em sua fala fez orientações sobre postura profissional e sobre os tipos de materiais – fezes, urina, sangue – atentando, ainda, para as coletas ambulatorial, hospitalar e domiciliar. “Mesmo sendo um tema básico, é importante conscientizar sobre ser um bom profissional, que ofereça às pessoas atendimento e exames de qualidade”.
Outros assuntos compuseram a programação, como ‘Novos rumos da citologia no estado do Paraná’, abordados pelo Dr. Mauricio Turkiewicz; e ‘Transplante de medula óssea’, com Dra. Meide Daniele Urnau. E oficinas específicas: ‘Cronobiologia: compreendendo nosso relógio interno’, apresentado pela professora Sama Beatriz Kuhn; ‘Imunofluorescência aplicada ao laboratório clínico’, de competência do Dr. Douglas do Sacramento Santos; ‘Ciclo do sangue e o papel do biomédico em bancos de sangue’, trazido pelo Dr. Fábio Alexandre Alff; ‘Medicina Tradicional Chinesa no mecanismo do envelhecimento – tratamento nutricional e fitoterápico’, com o Dr. Agnaldo de Lima.