UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Professor expõe estudo no Encontro Ítalo-Brasileiro

Publicado em: 09/11/2012 às 15:00

Aluizio Torres da Silva voltou impressionado com o evento realizado na cidade italiana de Erice

No evento, o professor Aluizio Torres da Silva apresentou estudo científico
Aluizio Torres da Silva, à direita, com os participantes do Encontro
O Encontro reuniu profissionais da área do Brasil e Itália
Cenários exuberantes da cidade de Erice, grande centro de cultura científica
Cenários exuberantes da cidade de Erice, grande centro de cultura científica
Cenários exuberantes da cidade de Erice, grande centro de cultura científica
Cenários exuberantes da cidade de Erice, grande centro de cultura científica

O professor doutor Aluizio Torres da Silva, representando a Universidade Paranaense – Unipar, participou do 1º Encontro Ítalo-Brasileiro de Cristais Líquidos, realizado na cidade de Erice/Itália. Reunir membros dos dois países para apresentação e discussão de resultados de pesquisas de cristais líquidos foi um dos objetivos do evento.

O professor foi convidado para apresentar uma pesquisa cientifica desenvolvida na Unipar, que trata do conceito de viscosidade de superfície e do efeito da energia de ancoramento no relaxamento da célula de cristal líquido nemático, essencial para as aplicações tecnológicas desse material.

“Esse estudo tem como objetivo examinar o problema matemático da obtenção do perfil do ângulo do diretor em uma amostra de CLN, quando a viscosidade superfície é levada em conta nas superfícies limitantes da amostra”, explica o professor.

O Encontro foi realizado no Mosteiro São Domingo. “Participar deste evento foi uma experiência gratificante, em que pudemos reforçar o intercâmbio e a cooperação científica entre Itália e Brasil, nas áreas mais inovadoras da ciência e da tecnologia de cristal líquido”, ressaltou o professor.

Ele destaca ainda que a cidade de Erice abriga o importante centro de cultura científica ‘Ettore Majorana’, fundado em 1963 e cuja sede fica no famoso convento de São Roque. “Trata-se de um centro dedicado à realização de importantes eventos científicos. Por ali passam muitos ganhadores do Prêmio Nobel de Física e de outras áreas”.

Para participar do evento, o professor recebeu ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Unipar.

Redes sociais>