UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Pesquisa: Estudantes apresentam estudos e se destacam no EAIC da UEM

Publicado em: 09/11/2012 às 11:04

Acadêmicos de Ciências Biológicas e Direito interagiram com profissionais de todo o Estado

Anderson da Rocha Gonçalves, professor Luiz Roberto Prandi e a professora doutora da UEM, Gisele Mendes de Carvalho
O estudante João Paulo Ferreira com a professora Elsa Midori, do departamento de Educação da UEM

Diversas são as qualidades que caracterizam um acadêmico. Entre elas, destacam-se a iniciativa, o gosto pela pesquisa e o interesse em participar dos projetos ofertados pela Universidade. Motivados pela pesquisa, os estudantes João Paulo Ferreira, do 2º ano de Ciências Biológicas, e Anderson da Rocha Gonçalves, do 4º ano do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, apresentaram trabalhos no 21º Encontro Anual de Iniciação Científica – EAIC/UEM, realizado na cidade de Maringá.

O estudante João Paulo do Pibic (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) apresentou o trabalho ‘Perspectivas da educação inclusiva no ensino superior para a concretização do princípio de igualdade educacional’, sendo elogiado pelos participantes. No trabalho, ele é orientado pelo professor Luiz Roberto Prandi.

“Comparecer em eventos de renomadas instituições, além de diversificar o curriculum vitae, permite que o estudante conheça outros profissionais aumentando sua rede de contatos, criando assim novas perspectivas para sua vida egressa”, afirma o coordenador do curso de Ciências Biológicas, professor Luciano Gasques.

Anderson da Rocha Gonçalves também chamou a atenção com a pesquisa ‘Juizado Especial Criminal: A eficácia das penas restritivas de direito aplicadas na transação penal’. O estudante trabalha no tema com orientação do professor Luiz Roberto Prandi e da professora doutora Helena Furtado da Fonseca.

Para o coordenador Valdecir Pagani, a iniciação científica é uma das bases do curso de Direito. “Não se exerce profissão jurídica sem exaustiva pesquisa e reflexão, sendo o curso apenas o início da caminhada. A recepção positiva ao trabalho do acadêmico demonstra que tem um grande potencial que pode e deve ser desenvolvido, servindo de exemplo para a comunidade acadêmica”.

Os estudantes contam que o evento oportunizou a aquisição de muitos conhecimentos. “Quem vivencia a experiência da Iniciação Científica consegue maior conhecimento e aprofundamento de conteúdos específicos e adquire maior autonomia nos estudos. A pesquisa nos motiva para a busca constante de novos conhecimentos”, relata João Paulo.

“A participação no evento foi extremamente relevante, pois os trabalhos foram elogiados por professores da UEM, que se interessam pelos temas. Por outro lado, é importante que nossos acadêmicos participem da Iniciação Científica, pois esta proporciona uma série de benefícios ao estudante, como o acesso a novas informações, o estimulo ao desenvolvimento do espírito crítico e criatividade e muito mais”, ressalta o professor Prandi, que acompanhou os estudantes.

Redes sociais>