Você está aqui: Notícias > Com mais de mil participantes, Encontro de Iniciação Científica supera expectativas
Com mais de mil participantes, Encontro de Iniciação Científica supera expectativas
Publicado em: 08/11/2012 às 16:38
Evento possibilitou interação entre pesquisadores de todos os Câmpus da Unipar e de outras instituições
Com 1082 inscritos e 932 trabalhos apresentados, o 11º Encontro de Iniciação Científica e 11º Fórum de Pesquisa foi um grande sucesso, batendo recorde da edição anterior. Promovido pela Universidade Paranaense – Unipar, o evento tem como foco principal promover a integração entre pesquisadores discentes e docentes, contribuindo para a formação de recursos humanos em ciência e tecnologia (entre 25 e 26/10).
Realizado pela DEGPP (Diretoria Executiva de Gestão da Pesquisa e da Pós-graduação), via Copic (Coordenadoria de Pesquisa e Iniciação Científica), o evento reuniu pesquisadores das sete Unidades da Unipar e de outras instituições de ensino.
Na abertura oficial, a professora doutora Terezinha Oliveira, docente da UEM e membro do Comitê Externo de Iniciação Científica do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), foi convidada para ministrar a palestra ‘Pesquisa e Produção Científica: desenvolvimento social e humanização’.
Entre os assuntos abordados, a professora falou da criação e função do CNPq, dos recursos disponibilizados pelo Conselho e dos avanços que estão acontecendo no Brasil, na área da pesquisa. “A ciência é a condição da melhoria mental e profissional do homem. Portanto, como pesquisadores, devemos ter a consciência de que estamos conduzindo o futuro da sociedade”, ressaltou.
A docente também elogiou o trabalho desenvolvido pela Unipar na área de iniciação cientifica. “A ciência no Brasil necessita dessa base que a Unipar já sabe muito bem como fazer e tem tudo para ser a única instituição privada no país a criar esse diferencial”.
Em seguida, os organizadores entregaram certificado aos autores dos 29 trabalhos que receberam melhor conceito durante avaliação. Os professores da Unipar Nelsi Tonini, Nelson Colauto e Teresa Alvim Wambier, representada pelo professor Celso Iocohama, também receberam certificados por produções cientificas que desenvolveram. O grupo Chorus, de Londrina, abrilhantou a noite com apresentação aliando música, dança e interpretação cênica. O diretor do Câmpus-Sede, professor Nilvio Ourives, prestigiou.
Além da maratona de apresentação de trabalhos, minicursos também integraram as atividades. ‘Desenvolvimento Tecnológico e Inovação’ foi o tema ministrado pelo professor doutor Paulo Rogério Pinto Rodrigues, da Unicentro; e ‘Análise de dados e leitura de dados estatísticos em artigos científicos’, pelo professor doutor da Unipar, Hélcio Rossi Gonçalves.
“O encontro tem por objetivo difundir o resultado de pesquisas realizadas por nossos estudantes, dando a eles a oportunidade de despertar o senso crítico, de aprender ainda mais sobre redação científica e de trocar ideias com outros pesquisadores”, destaca a coordenadora do Copic, professora Cristiane Vicentino Benato.
Na sua avaliação, o evento alcançou os objetivos: “A qualidade dos trabalhos avaliados e das apresentações vem melhorando a cada ano, superando nossas expectativas. Todos os autores, pesquisadores, professores e estudantes estão de parabéns!”.
O diretor do DEGPP, professor Régio Toesca, concorda com a colega e ressalta: “Este ano tivemos um número de apresentação de trabalhos que foi muito além do esperado; isso reflete a seriedade com que a Unipar trata o seu processo de pesquisa e como ela envolve sua comunidade interna na produção do conhecimento cientifico. Pois, além de ser um instrumento de formação, a iniciação cientifica dá ao nosso aluno uma visão mais crítica, mais comprometida com a sociedade”.
Eventos paralelos
Em paralelo às apresentações de trabalhos foi realizado o 11º Fórum de Pesquisa, que teve foco discutir as metas e funcionamento da pesquisa, além de linhas e nucleação de projetos. Os pesquisadores debateram sobre questões envolvendo a pesquisa, a pós-graduação e a iniciação científica. ”O Fórum abre oportunidade para que todos se conheçam, discutam a integração de projetos e apresentem suas dúvidas ou críticas”, enalteceu Toesca.
Durante o Fórum, a comissão organizadora recebeu as professoras doutoras Tatiana Carlesso dos Santos e Terezinha de Oliveira, membros do Comitê Externo de Iniciação Científica do CNPq. Em reunião com integrantes do Calic (Comitê Assessor Local de Iniciação Científica) e do Copic (Coordenadoria da Pesquisa e Iniciação Científica) da Unipar, as professoras visitantes avaliaram trabalhos dos 24 bolsistas do Pebic (Programa Externo de Iniciação Científica), custeado pelo CNPq.