Você está aqui: Notícias > Cascavel: Equipes de Engenharia participam da 1ª competição de APO
Cascavel: Equipes de Engenharia participam da 1ª competição de APO
Publicado em: 08/11/2012 às 15:43
O ponto forte foi manter o pórtico estável sobre uma carga dinâmica para proteger um ovo
Faz parte do currículo do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar o estímulo à prática profissional e ao aprendizado de técnicas da construção. Para complementar o conhecimento e fortalecer o espírito de equipe, o curso promoveu competições de APO (Aparato de Proteção ao Ovo). A prova, que foi inspirada em concursos nacionais, integrou também acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo.
O coordenador do curso, professor Marcelo Guimarães Ribeiro, explica que foram confeccionados pórticos em concreto armado com 25 cm altura e 30cm de vão livre, sob o pórtico foi colocado um ovo e uma carga de 7kg caía sobre ele de alturas de 50cm, 1m, 1,5m e 2m. “O objetivo do pórtico era manter-se estável sobre a carga dinâmica, protegendo o ovo”, frisa.
As equipes mostraram suas habilidades no desenvolvimento e produção de concreto armado de alta resistência. O grupo ‘Azul’ foi o vencedor, composto pelos acadêmicos Ângelo Roberto de Freitas e Giseli Dobrantz. Ela ressalta que o trabalho com o APO é uma forma interessante de incentivar o aluno a pesquisar sobre estruturas, armaduras, traços de concretos leves e de alta resistência, materiais de qualidade e procedimentos corretos de manuseio dos componentes a serem utilizados.
A estudante pontua que quando um desafio é lançado, todas as equipes se esforçam para ser a melhor, neste caso, o foco foi criar a associação de aço e concreto mais resistente a tração e a compressão.
“Essa busca pela perfeição e o trabalho em equipe deverá nos acompanhar durante toda a nossa vida profissional”, afirmou. Também complementa que a engenharia está sempre inovando em produtos e soluções para as necessidades dos clientes: “Cabe ao engenheiro determinar o que será feito para a satisfação comum, visando qualidade, economia e sustentabilidade”.