Você está aqui: Notícias > Umuarama: Novo espetáculo do Coro Unipar estreia na quinta
Umuarama: Novo espetáculo do Coro Unipar estreia na quinta
Publicado em: 06/11/2012 às 10:59
‘Um Canto ao Samba’ promete animar o público com músicas que contemplam Noel Rosa, Pixinguinha e outros famosos do gênero
Conhecido como um dos gêneros musicais mais populares no Brasil, o samba surgiu da mistura de estilos de origem africana e brasileira. Até hoje é o ritmo que melhor representa a imagem do país. E foi ele que inspirou o novo espetáculo do ‘Coro Unipar’, projeto cultural da Universidade Paranaense.
‘Um Canto ao Samba’ retrata um pouco da história desse gênero. A apresentação será nesta quinta-feira, às 20h, no teatro Neiva Pavan Machado Garcia. A entrada é franca e os ingressos devem ser retirados na Diretoria de Cultura e Divulgação da Unipar. O enredo do espetáculo acontece em torno de uma envolvente história de amor entre Helena e Joca, embalada em clássicos do samba do início do século 20, de músicos consagrados, como Noel Rosa, Adoniram Barbosa, Pixinguinha e Milton Nascimento.
“Quando pensamos em elaborar algo novo, primeiro pensamos no público, em montar um espetáculo para ele apreciá-lo e, ao mesmo tempo, se identificar com aquilo que está assistindo. Então, surgiu a ideia de fazer uma homenagem ao samba, um gênero musical que caiu no gosto do brasileiro”, diz o regente do coral, o músico Marco Aurélio.
A preparação do elenco começou em abril e nos últimos dias os trabalhos estão sendo intensificados, com ensaios já no palco. “O grupo está animado e tenho certeza que o público vai gostar, uma produção elaborada com muito amor”, afirma o regente, acrescentando que o figurino foi muito bem planejado. “Foi inspirado em vários períodos do samba”.
Alguns trechos desse novo número já foram mostrados em aberturas de Jornadas e Fóruns dos cursos da Unipar. Depois da estreia, o espetáculo também será apresentado em eventos de Umuarama e cidades da região.
Além da apresentação das músicas, o ‘Coro Unipar’ se destaca por usar em seus espetáculos a expressão corporal, figurinos, encenações e enredos. “Nosso diferencial está na exploração do coro-cênico, juntando linguagens do teatro, da música e da dança”, afirma o regente.
Com 25 integrantes e coordenado pela Diretoria de Cultura e Divulgação da Unipar, o projeto busca promover a arte no contexto universitário e a convivência entre estudante e comunidade, tendo a música como uma fonte de cultura e desenvolvimento pessoal e social.
O grupo é formado por pessoas da comunidade, funcionários, ex-alunos e estudantes da Unipar, sendo dez bolsistas do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística), mantido pela DEGCD/Unipar. Keila Cerozino é um deles. A aluna de Publicidade e Propaganda, recebe auxílio financeiro da Universidade para mostrar seu talento nos palcos.
“Comecei o curso esse ano e já estou tendo a oportunidade de participar do coral, de conhecer novas pessoas e de fazer o que gosto, que é cantar. E essa transmissão de cultura e arte que a Unipar proporciona para seus alunos e a sociedade é muito importante”.
Já Carla Donadone é diretora cênica do novo espetáculo e há dois anos integra o grupo como voluntária. “Sou atriz e o projeto me dá a oportunidade de exteriorizar meus dons artísticos, explorando minha capacidade de atuar e interpretar.Também é um meio de integração e de promover a cultura”, conta.
**14 anos de sucesso ** . O ‘Coro Unipar’ começou suas atividades em 1998 e, no decorrer desses 14 anos, já montou diversos espetáculos que encantaram as plateias. Entre eles, ‘Amor e Música’, baseado na obra ‘Fantasma da Ópera’, com figurinos e cenário de época; ‘Coração Nordestino’, obra que mescla um típico caso de amor, saudade e reencontro e com cenário e figurino regionalistas; ‘Além da Imaginação’, musical infantil; e, no ano passado, fez sucesso com ‘Nos Tempos da Brilhantina’, com repertório musical da década de 60.
Todos os espetáculos foram apresentados no Feitu (Festival Intercampi de Talento Universitário), em Umuarama, e em outras cidades, como Cianorte, Londrina e Araruna. Também foram levados para os encontros de corais de Umuarama, Paranavaí e Maringá.
“A turma está concentrada no projeto e, com incentivo e apoio da Unipar, vamos nos dedicar ao máximo para levar mais cultura à população”, exclama o regente Marco Aurélio.