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Ciências Contábeis leva palestra para turma do Cenap
Publicado em: 01/11/2012 às 11:19
Professora Maria Denardi falou sobre desafios e oportunidades da profissão
As inovações tecnológicas surgiram para revolucionar o mercado e cada vez mais profissionais estão atentos às mudanças na sociedade da informação. Em palestra, o curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar apresentou, para alunos do Técnico em Contabilidade do Cenap (Centro de Educação Profissional), os desafios e oportunidades da contabilidade no cenário brasileiro e internacional.
O tema foi ministrado pela coordenadora do curso da Unipar, professora Maria Denardi, que discorreu sobre os Padrões Internacionais de Relatórios Financeiros, balanço patrimonial (Leis 6.404/76, 11.638/07, 11.941/09), DRE, fluxo de caixa, DLPA ou DMPL e DVA (capital aberto). “A profissão contábil está passando por um momento de transição, onde a fase mecânica é substituída pela técnica e pela fase da informação”, atentou.
A professora também explicou os principais fatores que influenciaram as mudanças da profissão, como o aquecimento da economia e o aumento da participação das empresas brasileiras no mercado exterior. Destacou, ainda, a demanda por um perfil mais estratégico e com visão para os negócios, um profissional capaz de surpreender e ouvir o cliente, interagir, inovar e diferenciar, capacitar pessoal, formar rede de relacionamento e ser fonte de lucro.
E enfatizou ensinamentos de Aderbal Müller, que são: administrar o tempo, selecionar a informação útil, respeitar o semelhante (nível pessoal, empresarial, meio ambiente), destacar-se na empresa, atualizar-se, adaptar-se a uma nova cultura, acompanhar atentamente as alterações estruturais, fazer o que é difícil de ser feito e impressionar com o resultado.
Outro pensador que também destacou foi Donald E. Miller, que defende: “O sucesso de uma empresa depende do grau de conhecimento que seus executivos têm a respeito dela. E nenhum executivo pode considerar-se inteiramente informado sobre a posição de sua empresa, seus concorrentes ou sua indústria, se não tiver um conhecimento profundo sobre relatórios contábeis e sobre as informações que eles contêm”.