UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Francisco Beltrão: Professor apresenta artigo em Congresso da SBC

Publicado em: 30/10/2012 às 15:22

Edson Lucas Albano, do curso de Sistemas de Informação, discorre sobre teste de software

Professor Lucas participa de evento em Curitiba
Professor Lucas participa de evento em Curitiba

Mais um professor divulga a Universidade Paranaense – Unipar na capital do Estado. Edson Lucas Albano apresentou o artigo ‘Teste de Software: o que e como é ensinado?’ no 20º WEI (Workshop sobre Educação em Computação). Paralelo, o estudo foi publicado no 32º CSBC (Congresso da Sociedade Brasileira de Computação), evento internacional promovido pela SBC e que chama a atenção da comunidade para importantes desafios da informática.

O Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná foi sede do evento, que envolveu assuntos ligados ao uso da informática como recurso didático-pedagógico ou técnicas de ensino para assuntos da própria informática.

No artigo, o professor destaca a importância que o teste de software desempenha no processo de garantia da qualidade para um produto de software e aponta a discrepância entre a necessidade do mercado e o que é ensinado nas universidades.

O estudo apresenta uma pesquisa documental, envolvendo diretrizes curriculares nacionais e internacionais e planos de ensino dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação das principais universidades brasileiras, para apontar o que deve ser ensinado na área de teste de software. Também apresenta um mapeamento sistemático de recursos e técnicas para o ensino de teste de software.

Segundo o que foi enfatizado, o resultado da pesquisa mostra que os métodos de ensino de teste de software adotados atualmente exploram ferramentas de apoio ao ensino baseadas na web e propostas para definir processos de ensino mais específicos e eficazes.

O professor também argumenta que a pesquisa nos planos de ensino aponta que o ensino de teste de software, como um tópico na disciplina de engenharia de software, é considerado insuficiente pela maioria das universidades. Outro ponto percebido, e que merece destaque, de acordo com o docente, é a maior ênfase destinada ao ensino de validação. “Pouco se encontrou sobre verificação - atividades estáticas como revisão e inspeção”, afirma.

Redes sociais>