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Francisco Beltrão: Professor apresenta artigo em Congresso da SBC
Publicado em: 30/10/2012 às 15:22
Edson Lucas Albano, do curso de Sistemas de Informação, discorre sobre teste de software
Mais um professor divulga a Universidade Paranaense – Unipar na capital do Estado. Edson Lucas Albano apresentou o artigo ‘Teste de Software: o que e como é ensinado?’ no 20º WEI (Workshop sobre Educação em Computação). Paralelo, o estudo foi publicado no 32º CSBC (Congresso da Sociedade Brasileira de Computação), evento internacional promovido pela SBC e que chama a atenção da comunidade para importantes desafios da informática.
O Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná foi sede do evento, que envolveu assuntos ligados ao uso da informática como recurso didático-pedagógico ou técnicas de ensino para assuntos da própria informática.
No artigo, o professor destaca a importância que o teste de software desempenha no processo de garantia da qualidade para um produto de software e aponta a discrepância entre a necessidade do mercado e o que é ensinado nas universidades.
O estudo apresenta uma pesquisa documental, envolvendo diretrizes curriculares nacionais e internacionais e planos de ensino dos cursos de Sistemas de Informação e Ciência da Computação das principais universidades brasileiras, para apontar o que deve ser ensinado na área de teste de software. Também apresenta um mapeamento sistemático de recursos e técnicas para o ensino de teste de software.
Segundo o que foi enfatizado, o resultado da pesquisa mostra que os métodos de ensino de teste de software adotados atualmente exploram ferramentas de apoio ao ensino baseadas na web e propostas para definir processos de ensino mais específicos e eficazes.
O professor também argumenta que a pesquisa nos planos de ensino aponta que o ensino de teste de software, como um tópico na disciplina de engenharia de software, é considerado insuficiente pela maioria das universidades. Outro ponto percebido, e que merece destaque, de acordo com o docente, é a maior ênfase destinada ao ensino de validação. “Pouco se encontrou sobre verificação - atividades estáticas como revisão e inspeção”, afirma.