Você está aqui: Notícias > Centro de Saúde Escola da Unipar adere à Campanha Outubro Rosa
Centro de Saúde Escola da Unipar adere à Campanha Outubro Rosa
Publicado em: 25/10/2012 às 14:24
PAAE também abraçou a causa; objetivo é conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama
O movimento conhecido como ‘Outubro Rosa’ é comemorado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço que simboliza a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A Secretaria Municipal de Saúde abraçou a Campanha e neste mês está promovendo várias atividades de prevenção à doença. A Universidade Paranaense – Unipar também aderiu.
Na UBS/CSE (Unidade Básica de Saúde/Centro de Saúde Escola), projeto de extensão do curso de Enfermagem da Unipar, as mulheres estão recebendo orientações sobre o câncer de mama e uso de medicamentos hormonais e agendamento de mamografia. Após o atendimento, elas recebem o ‘chaveiro da vida’, símbolo da campanha, e um panfleto com informações sobre a doença.
“Com este trabalho queremos despertar a consciência das mulheres quanto à importância da prevenção e detecção precoce da doença, com o autoexame das mamas e o exame de mamografia, que deve ser feito anualmente após os 40 anos de idade”, alertou a responsável técnica do Centro, enfermeira Jamie Moura, informando que o espaço foi decorado com lâmpadas cor de rosa que ficarão acesas durante esse mês.
O PAAE (Pronto Atendimento Ambulatorial de Enfermagem) também aderiu à causa promovendo um chá da tarde para as colaboradoras da Unipar. O objetivo foi também orientar sobre a importância do autoexame das mamas. Todas ganharam um esmalte cor-de-rosa e brindes.
No encontro, estagiários do curso também explicaram o significado do ‘chaveiro da vida’ e ensinaram como confeccioná-lo. “Adorei a iniciativa, pois contribui para a nossa qualidade de vida”, conta a colaboradora Sandra Mara.
No hall de entrada dos três Câmpus da Unidade de Umuarama, orientações sobre a prevenção da doença também estão sendo repassadas às estudantes. Os trabalhos são coordenados pelas enfermeiras responsáveis do PAAE Daiane Cortêz e Daysi Ribeiro Rodrigues e a professora Maristela Azevedo, coordenadora do curso.