UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Professora do curso de Moda conclui mestrado pela Unesp

Publicado em: 23/10/2012 às 10:41

Luciane Carneiro defendeu dissertação sobre questão ergonômica dos laboratórios de Moda

Luciane com os professores doutores Luis Carlos Paschoarelli, José Carlos Plácido e Paulo Kawaushi

O curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Paranaense amplia seu quadro de mestres. A docente Luciane do Prado Carneiro, da Unidade de Cascavel, defendeu e foi aprovada no Mestrado em Design pela FAAC/Unesp (Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho), de Bauru/SP. A banca avaliadora foi composta pelos professores doutores José Plácido da Silva, Luis Paschoarelli e Paulo Kawaushi.

A dissertação ‘O espaço e mobiliário dos laboratórios de desenho e modelagem dos cursos de Moda: uma análise ergonômica’ focou a análise ergonômica de mensuração quantitativa e qualitativa do conforto e desconforto causado nos alunos dos cursos de Tecnologia em Design de Moda ao utilizarem tais laboratórios. A proposta foi um protocolo de acompanhamento ergonômico para auxiliar nas primeiras etapas do desenvolvimento de mobiliário específico.

A professora afirma que a presença da ergonomia na análise de espaços físicos ou como ferramenta de melhorias em espaços de trabalho tem sido de extrema importância, com significativos avanços que otimizam a relação dos usuários e os espaços de trabalho.

Os procedimentos metodológicos incluíram levantamento bibliográfico dos temas relacionados à ergonomia e aos aspectos da moda, registrando a evolução dos ateliês. Para a casuística, foram recrutados alunos dos laboratórios de Modelagem e de Desenho da Instituição e utilizados os protocolos de Borg e Corlett e Manenica, para identificar o nível de percepção de desconforto e as possíveis dores sentidas pelos sujeitos.

A docente também observa que o estudo da configuração desses espaços estabelecerá parâmetros para a proposta de um protocolo de avaliação, com o intuito de colaborar em projetos de novos laboratórios ou ateliês de Moda.

Esclarece, ainda, que os dados da pesquisa trazem informações valiosas sobre o grau de desconforto e dor percebidos pelos usuários dos postos de trabalho dos laboratórios de Desenho e Modelagem: “O estudo poderá contribuir com futuras pesquisas, sendo os métodos utilizados por outros pesquisadores, além de auxiliar na construção de protocolos prévios para a edificação de ambientes similares de estudo”.

Também ressalta que os espaços de uso coletivo, como é o caso dos laboratórios, utilizados por pessoas de configurações antropométricas diversificadas, devem atender as dimensões de múltiplos usuários, como de espaços, alturas, regulagens dos mobiliários e especificações dos materiais em uso. “O estudo servirá de parâmetro para a realização de novas pesquisas e projetos focados no design, envolvendo laboratórios de escolas de Moda e ateliês”, argumenta.

E reforça: “O que foi demonstrado nesta pesquisa é que a interferência do design nesses espaços e mobiliários é essencial, pois sua intervenção nas primeiras etapas do projeto pode evitar transtornos e retrabalhos, além de proporcionar conforto e segurança para seus usuários”.

Redes sociais>