UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Guaíra: Pedagogia promove palestra para refletir ‘30 anos sem Sete Quedas’

Publicado em: 19/10/2012 às 17:23

Integrando a Jornada de Pedagogia, o tema será discutido na segunda pela professora Sigrid Andersen, da UFPR

O tema vai resgatar a história das Sete Quedas

A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, promove na segunda-feira, às 19h30, no auditório, a palestra ‘Geopolítica e Meio Ambiente no Brasil: Os Impactos da Geopolítica Brasileira nos Ecossistemas da Amazônia e da Bacia do Prata’. Ministrado pela professora doutora Sigrid Andersen, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), o tema faz parte da 12ª Jornada de Pedagogia e será aberto a profissionais e comunidade, além de estudantes.

A palestra é resultado da tese de doutorado em Geografia, defendida pela docente na Universidade de Aberdeen/Escócia. No estudo, ela mostra a construção do pensamento geopolítico brasileiro e como contribuiu para orientar Planos Nacionais de Desenvolvimento durante o regime militar no Brasil (1964-1985).

Também aborda as estratégias geopolíticas que visavam o crescimento acelerado e a transformação do Brasil numa grande potência na América Latina, as quais serviram do uso político do território causando alterações regionais profundas, bem como impactos a ambientes naturais, dentre eles, a inundação de Sete Quedas.

Para a coordenadora do curso, professora SuemyFolettoFoleto, “neste momento tão importante da nossa história, de 30 anos sem a nossa Sete Quedas, esse momento de reflexão será algo ímpar, será um presente para todos nós,guairenses”.

“Teremos a oportunidade de relembrar um período importantíssimo e essencial para a construção da história do Brasil e que marcou Guaíra”, aponta o diretor de Cultura, Fabiano Muniz. “Quando o assunto é discutir algo que foi negado, escondido ou amenizado vale a pena insistir”, completa.

A palestra será realizada com apoio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. Mais informações pelo telefone (44) 3642-9500 ou 9942.

Redes sociais>