UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Semana de estudos pedagógicos discute direitos educacionais

Publicado em: 19/10/2012 às 11:14

Professores, estudantes e profissionais se reuniram para debater qualidade nas ações pedagógicas

A educadora Ângela Chriatianne Lunedo, que alertou sobre o grande número de criança fora da escola
Estudantes de todas as séries participaram do evento
Estudantes de todas as séries participaram do evento
Estudantes de todas as séries participaram do evento
Integrantes do Coro Unipar abriram a Semana
A coordenadora, professora Maria do Carmo, com o diretor, professor Nilvio
Professora Maria do Carmo com a educadora Ângela Chriatianne Lunedo

De acordo com pesquisas, o Brasil tem, hoje, 650 mil crianças fora escola, o que significa 3% de toda a população infantil. “Esse é um número preocupante, que precisa ser mudado; é uma violência contra os direitos da criança”, alertou a renomada educadora Ângela Chriatianne Lunedo de Mendonça em palestra de abertura da 20ª Semana de Estudos Pedagógicos da Universidade Paranaense – Unipar (entre 01 e 09/10).

“E a maior violência que uma criança sofre vem do próprio Estado Brasileiro, que não respeita seus direitos. Portanto, precisamos olhar com responsabilidade essa violência que tira de nossas crianças o direito à educação”, ressaltou a educadora, que atua como assessora educacional em diversos municípios do Paraná.

Abordando o assunto ‘Direitos Educacionais e Violência na Escola, ela também fez uma relação da escola do passado com a de hoje, propondo aos participantes uma reflexão sobre os desafios e dificuldades vividos atualmente, em uma sociedade de valores diferentes.“Nós vivemos em um tempo em que a Educação é para todos. Portanto, a sala de aula deve ser um espaço de humanização das relações”.

Com o tema ‘Caminhos e Cenários Escolares’, palestras, workshops, gincana, atividades e culturais e o 9º Encontro de Pedagogos da Região Noroeste Paranaense integraram a Semana, que foi aberta com membros do ‘Coro Unipar’. O diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, prestigiou.

No decorrer da Semana entraram em discussão diversos temas. ‘Pedagogo – ética, compromisso, profissionalismo’, via moodle, foi debatido pelas professoras Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, Lucyelena Amaral Picelli, Rosangela Bressan Buosi, Tatiane Henrique de Souza Machado e Vivianne Augusta Pires Simões.

Para falar sobre ‘Coaching na Educação – habilidades de liderança e resolução de conflitos escolares’, foi convidada a professora Perla Regina Alves De Alcântara; ‘Formação do povo brasileiro - as diferentes faces do preconceito e o papel do professor’, com a professora Ivanete Aparecida da Silva Santos; e ‘Nascidos em bordéis: inclusão social e diversidade’, com os professores Jorge Antônio Vieira, Cláudia Lopes Perpétuo e Rosângela Bressan Buosi.

Nos workshops entraram em pauta ‘A música como recurso pedagógico’, ‘Brincando de cientista: confecção de objetos com sucata’, ‘Origami: personagens e animais para contação de histórias’ e ‘Arte pedagógica: valorização da arte africana por meio da prática pedagógica e ecológica na formação de professores pedagogos’.

Para a coordenadora do curso, professora Maria do Carmo de Oliveira Nogueira, o evento alcançou o mesmo sucesso dos anos anteriores. “Foi uma Semana especial, que enriqueceu ainda mais a bagagem de conhecimentos dos nossos estudantes, propiciando a formação de pedagogos conectados com a integração, a troca de experiência e o aprendizado com dinâmicas diferenciadas”.

Redes sociais>