Você está aqui: Notícias > Dia das Crianças: Solidariedade e animação marcam as comemorações
Dia das Crianças: Solidariedade e animação marcam as comemorações
Publicado em: 18/10/2012 às 16:56
Professores e estudantes da Unipar levaram brinquedos, amor e carinho aos pequenos
O Dia das Crianças foi criado pela Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para celebrar a oficialização da Declaração dos Direitos da Criança, ocorrida em 20 de novembro de 1959. Esta data, então, foi escolhida pelo órgão para a comemoração, ficando livre, no entanto, para que cada país escolhesse a sua data. O Brasil escolheu o 12 de Outubro, data em que também se comemora o dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Na Universidade Paranaense – Unipar, a data foi lembrada com muito carinho por professores e estudantes, que não mediram esforços para levar alegria às crianças, despertando a solidariedade e a consciência cidadã. Os pequenos se divertiram e foram presenteados por ações da sociais Unipar. Confira.
Em Umuarama As atividades tiveram início com os cursos de História e Filosofia (modalidade EAD), que organizaram a campanha ‘Faça uma Criança Feliz’, com apoio de professores e estudantes. Mais de 280 brinquedos foram arrecadados e doados às creches Lar do Menor e Cantinho da Criança. O curso de Ciências Contábeis também conclamou os estudantes pelo 13º ano consecutivo, via projeto de extensão universitária ‘Responsabilidade Social e Cidadania’, doando brinquedos para cerca de 180 crianças das creches Pequeno Céu e Risoleta Neves. Pelo quarto ano, professores e estudantes do curso de Direito também se uniram em prol da felicidade de mais de mil crianças pobres de Umuarama e região. Com a campanha "Faça uma Criança Sorrir", arrecadaram 2.200 caixas de chocolate e brinquedos, que foram doados para entidades assistenciais de Umuarama, Perobal, Jesuítas, Pérola, Porto Figueira e Iracema do Oeste. O projeto extensionista ‘Unipar na Praça’ também lembrou delas, levando para a Arthur Thomas os brinquedos infláveis do Espaço de Lazer do curso de Educação Física; também foi feito sorteio de brinquedos e de uma bicicleta. A turma de Estética e Cosmética também abraçou a causa e doou quase 900 brinquedos às creches Risoleta Neves, Pequeno Cidadão, Criança Feliz e Sagrada Família. O diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, a coordenadora do curso, professora Cláudia Mika, e estudantes do curso fizeram a entrega. Diversão e alegria também não faltaram para os pequenos da creche Cantinho da Criança. Vestidos de palhaços, estudantes do quarto ano de Enfermagem passaram uma tarde animada com a garotada. Além das brincadeiras, elas se deliciaram com um lanche especial preparado pela turma. Ao final, ganharam doces e brinquedos.
Em Cianorte Professores e estudantes dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Processos Gerenciais arrecadaram em torno de 200 brinquedos. Os donativos foram entregues à Paróquia São Vicente de Paulo, que distribuiu para as crianças carentes na festa alusiva à data.
Em Toledo Estudantes do segundo ano de Ciências Contábeis promoveram uma campanha que arrecadou 800 caixas de bombons e doces e 1.500 brinquedos. Estudantes de todos os cursos aderiram à causa e doaram. Os donativos foram entregues para as creches dos bairros Vila Paulista, Jardim Europa, Jardim América, Jardim Santa Clara, Fachini e São Francisco e da cidade de Ouro Verde do Oeste. A ação social beneficiou também as crianças do Hospital Bom Jesus e filhos de colaboradoras da Unipar.
Em Cascavel O Dia das Crianças foi comemorado em ritmo descontraído. Diversas atividades foram proporcionadas aos filhos dos funcionários e professores. Todas cantaram e dançaram ao som dos artistas do Pibia (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Artística), que relembraram canções infantis do grupo Balão Mágico e a música ‘Era uma vez’, de Sandy e Júnior. Os pequenos também assistiram a vídeos animados da galinha pintadinha e outros desenhos. O grupo de teatro Hierofânico, comandado pelo professor de História, Leodefane Bispo, foi convidado para apresentar peça remetendo à campanha Cascavel Rosa. O enredo disse não ao preconceito e à exclusão ao doente de câncer. As crianças também se deliciaram com docinhos e salgadinhos, em espaço totalmente decorado para elas, com balões e muitas cores. A lembrança da festa foi churros recheado. A diretora da Unidade de Cascavel, professora Débora Venturin, prestigiou a ação social. Outra ação foi de arrecadação de livros e brinquedos doados ao Hospital do Câncer de Cascavel.
Em GuaíraProfessores e estudantes de Pedagogia comemoraram a data na Brinquedoteca, com o ‘Dia do Mestre Kuka’. Além das tradicionais brincadeiras pedagógicas, os pequenos tiveram aula de culinária e aprenderam a fazer pratos saborosos. A atividade também celebrou mais um aniversário do projeto de extensão. Já no bairro Vila Alta, os estudantes ensinaram as crianças a confeccionar brinquedos alternativos. A iniciativa foi realizada em parceria com a Pastoral da Criança.