Umuarama: Workshop de marketing estimula criativatidade de estudantes
Publicado em: 17/10/2012 às 16:35
Equipes tiveram que desenvolver produtos e marcas; evento integrou Jornada de Ciências Empresariais e Gestão Comercial
Toda prática acadêmica tem a função principal de colocar o universitário em contato o dia a dia da profissão escolhida, promovendo a vivência por meio das atividades estudadas em sala de aula. Na Universidade Paranaense – Unipar este princípio é levado a sério pelos estudantes em diversas ações ao longo da graduação.
Uma delas é o Workshop de Marketing, que fez parte da 13ª Jornada de Ciências Empresariais e a 5ª Jornada de Gestão Comercial (entre 25 e 29/09). O evento tem como foco propiciar aos acadêmicos do 2º ano de Administração a experiência de desenvolver um novo produto, uma nova marca.
“Nossa ideia é que eles desenvolvam o senso crítico para a criação dos benefícios de um novo produto e o que este trará de diferente ao consumidor daquele oferecido pelo concorrente. O processo de criação do produto também deverá estar atrelado à toda estratégia de marketing desenvolvida pela empresa de cada equipe”, ressalta a professora Ana Paula de Lima, que coordena os trabalhos.
O Workshop acontece há seis anos por meio da disciplina Administração Mercadológica. Neste ano, 20 grupos participaram. A equipe formada pelos estudantes Lucas Battisti, André Ricardo Albinati, Elias Carmona, Luiz Fernando Borim e Maicon Lourenço criaram o produto Smell, um guardanapo com aroma.
“Queríamos inventar algo que trouxesse um cheiro agradável ao ambiente de uma empresa. Então surgiu a ideia do guardanapo aromatizante, que é fixado na tela do ar-condicionado. Seu aroma é extraído, por meio de processo farmacêutico, de produtos como café, camomila, pinho e morango e tem duração de oito horas”, explica Lucas Battisti, o idealizador do produto.
O guardanapo foi exposto durante apresentação dos produtos e das marcas no salão de eventos do Câmpus 3 e chamou atenção dos visitantes. “A aceitação foi tão positiva que pretendemos patentear e comercializá-lo”, afirma Lucas.
Outro produto que fez muito sucesso no evento foi o Goyave, um catchup com sabor de goiaba. “Este condimento surgiu nos Estados Unidos e depois de assistir uma reportagem sobre o produto decidimos usar a ideia. Ele é à base de goiaba e de outros dois condimentos. As pessoas experimentaram e adoraram o sabor”, conta Dyonathan Augusto, que desenvolveu o produto ao lado dos colegas Mayara Duarte Ferreira, Eveline Buosi e Ivan Kohiyama. “Vamos oferecer a ideia a indústrias e propor uma parceria; com isso poderemos entrar no mercado com mais facilidade”, ressaltam os estudantes.
Na avalização da professora, o resultado foi excelente e contribuiu na formação acadêmica. “A cada ano que passa vejo mais esforço e compromentimento dos alunos, que têm oportunidade de pensar a administração de marketing de uma forma holística, ou seja, agrupar em um único trabalho todos os conteúdos teóricos da disciplina estudados até aqui, conciliando segmentação de mercado, estratégias de produto, preço, praça e promoção em um mesmo objetivo, além de passarem pela experiência de trabalho em equipe”.
Para o desenvolvimento das artes dos materiais promocionais e embalagens as equipes contaram com apoio dos estudantes do 3º ano de Comunicação Social/Publicidade e Propaganda.
Ciências empresariais em debate
Além do Workshop, os estudantes também participaram de palestras e gincana.
Para repassar diversas dicas sobre ‘Atitudes de um vendedor campeão’, a comissão organizadora da Jornada convidou o renomado administrador, professor Heinz Artur Schurt, pós-graduado em Qualidade e Produtividade e consultor em Planejamento Estratégico e Programas de Excelência Organizacional.
Outros palestrantes de renome nacional também vieram a Umuarama para falar com os estudantes. ‘Holding familiar e proteção patrimonial’ foi assunto debatido pelo professor João Alberto Borges Teixeira, consultor em Planejamento Sucessório e Reorganização Societária; ‘O líder como coach’, pelo professor Fabiano Zanzin; e ‘O administrador consultor’, pelo professor Fabiano Brasil.
Expert
Durante a Jornada, estudantes de Administração e Gestão Comercial puderam se divertir também na Expert, gincana que tem por finalidade levar os estudantes a praticar as teorias curriculares e conhecimentos gerais de forma lúdica. “Programamos várias tarefas, como a contrução de uma peça de teatro e a prova do monge. Além da integração entre as turmas, é um meio de estimular os participantes a se empenhar nas questões de forma responsável e divertida”, enfatizou o coordenador das duas graduações, professor João Codato.