Você está aqui: Notícias > Paranavaí: Projeto de Farmácia atua na prevenção de parasitoses
Paranavaí: Projeto de Farmácia atua na prevenção de parasitoses
Publicado em: 10/10/2012 às 17:19
O objetivo é verificar a intensidade de infecções parasitárias intestinais em crianças com idade entre 5 meses e 6 anos
Com o intuito de integrar o aluno no meio universitário, a Universidade Paranaense - Unipar dispõe de diversos programas direcionados ao ensino dos seus estudantes. Um deles é o projeto de extensão do curso de Farmácia, intitulado ‘Verificação do Parasitismo Infantil em Centros de Educação Infantil de Paranavaí’. Mais de 250 crianças já foram beneficiadas.
O projeto tem como objetivo conhecer e verificar a intensidade de infecções parasitárias intestinais em crianças com idade entre 5 meses e 6 anos, que frequentam Centros de Educação Infantil filantrópicos e municipais da cidade, informa o coordenador, professor Romir Rodrigues. A verificação dos enteroparasitas é realizada no Laboratório de Parasitologia da Unipar.
“Equipes formadas por estudantes passaram pelo Centro de Educação Infantil Pequenos de Santa Rita e Centro Municipal de Educação Infantil Menino Davi, ensinando como prevenir as enteroparasitoses com medidas higiênico-sanitárias e explicando a maneira correta de lavar e promover a assepsia dos alimentos”, diz o professor.
As crianças que apresentassem positividade parasitária eram encaminhadas à Unidade Básica de Saúde do bairro, para início do tratamento. “Tanto as crianças serão novamente avaliadas, mesmo que os resultados dos exames deram negativos; a intenção é avaliar também a eficácia do tratamento”, ressalta o professor.
Além desta etapa, os acadêmicos também estão percorrendo ruas, passando por residências, para avaliar as condições de moradia e de seu entorno, pois podem apresentar fatores condicionantes que promovem a doença parasitária.
“Este projeto possui duas vias, no qual possibilita ao acadêmico o aprendizado e a interação com a comunidade, e, à sociedade, reconhecer a capacitação do profissional farmacêutico, nas análises clínicas e prevenção de doenças”, arremata o professor Romir.