Você está aqui: Notícias > Brasil investe mais em Saúde Bucal, diz Pucca
Brasil investe mais em Saúde Bucal, diz Pucca
Publicado em: 10/10/2012 às 11:01
O coordenador nacional da pasta ministrou palestra sobre o assunto, na Unipar
As novas políticas de saúde bucal do Ministério da Saúde foi o foco da palestra que abriu os trabalhos da 17ª Jornada Odontológica e o 10º Congresso de Odontologia da Universidade Paranaense. Apresentadas pelo coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Alfredo Pucca, o tema reuniu no teatro principal da Unipar, na manhã de terça-feira, estudantes dos cursos de Odontologia das Unidades de Umuarama e Cascavel.
O diretor da Câmpus-Sede, professor Nilvio Ourives dos Santos, o secretário Municipal de Saúde, José Gonçalves, e outras lideranças, ex-alunos, professores e profissionais da área também prestigiaram. Pucca é especialista do Ministério da Saúde e veio de Brasília exclusivamente para ministrar a palestra.
“A política de saúde bucal vem passando por profundas modificações e avanços na busca pela qualidade dos serviços prestados pelo Governo. Portanto é de extrema importância o acadêmico manter-se sintonizado com essas mudanças”, ressaltou o palestrante.
Ele também enfatizou o papel dos profissionais no Sistema Único de Saúde. “Vivemos uma nova realidade na Odontologia. Portanto, o perfil de um bom profissional é o clínico geral que conhece as ferramentas de planejamento e toda a estrutura do SUS”. E destacou que o campo é promissor, considerando que desde a implantação do Brasil Sorridente, vários postos de trabalho para odontólogos foram abertos Brasil afora.
“Em 2003, quando o programa foi lançado, tínhamos quatro mil equipes; hoje são 22 mil”, enfatizou, lembrando que os investimentos envolvem também implantação de CEO (Centro de Especialidades Odontológicas) e de laboratórios de prótese. O primeiro CEO do Brasil foi implantado em Londrina. Umuarama tem dois.
No período da tarde da terça, os participantes assistiram à palestra ‘O emprego do ultrasson em odontologia’, com o professor doutor Itaboraí RevoredoKunert, de Porto Alegre. A Jornada foi aberta na noite de segunda-feira com show musical do acadêmico do curso, Vinícius Sossai.
As atividades continuam nesta quarta. O período da manhã está reservado para apresentação dos trabalhos acadêmicos elaborados pelos estudantes. À tarde, às 14 horas, a professora doutora da USP, Câmpus Bauru, Maria Fidela de Lima, irá falar sobre ‘Cimentos de ionômero de vidro: atualidades e perspectivas’.
O encontro segue até amanhã. Às 8h30 está programada a palestra ‘Periodontia e reabilitação oral’, com o professor doutor da USP/Câmpus Bauru, EuloirPassanezzi, e, à tarde, a partir das 14 horas, acontece a segunda etapa da Mostra de Trabalhos Acadêmicos. Ao todo, serão 60.
Para a coordenadora do curso em Umuarama, professora Cíntia Araújo, o evento está alcançando seus objetivos: “Este é um momento em que conseguimos contemplar ainda mais o conhecimento, agregando novas informações e destacando o que há de mais recente na área para enriquecer a formação do nosso estudante”.
E acrescenta: “São palestras, cursos e troca de experiências com especialistas renomados que traduzem a preocupação da Unipar em formar profissionais aptos para desempenhar a função, com ética e sento crítico”.