Você está aqui: Notícias > Toledo: Projeto Ama beneficia alunos com aulas de natação
Toledo: Projeto Ama beneficia alunos com aulas de natação
Publicado em: 09/10/2012 às 16:51
Participantes são portadores de deficiência; programa contempla várias técnicas que promovem bem-estar
Uma das atividades do Projeto Ama (Atividade Motora Adaptada) da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Toledo, é a natação. Com coordenação da professora Aline Miranda Strapasson, o projeto oferece aulas de natação desde o começo do ano, com o objetivo de promover melhoraria no desempenho dos participantes em suas atividades diárias.
A professora do curso de Educação Física Dcheimy Baessa se disponibilizou em ensinar a natação para os portadores de deficiência. Cerca de 30 alunos, da faixa etária compreendida entre 12 a 25 anos, com diferentes deficiências, participam do projeto.
A professora informa que entre as atividades desenvolvidas estão ambientalização dos alunos ao meio líquido, atividades de flutuação e deslize, propulsão de pernas e braços, respiração, imersões e atividades recreativas; nos estilos crawl, costas, peito e borboleta, além de multinados e educativos, que visam facilitar o processo de aprendizagem.
"Trabalhei com natação por nove anos, porém nunca tive a oportunidade de ensinar pessoas com deficiência; este ano resolvi me candidatar voluntariamente para ensinar um pouco do que sei; estou muito feliz”, conta a professora Dcheimy.
E destaca: “O projeto já oferecia atividades aquáticas recreativas, portanto resolvi desenvolver uma proposta de ensino da natação. A princípio achei que teria muita dificuldade, porém descobri que os adolescentes, jovens e adultos se saíram muito bem e me surpreenderam, demonstrando ótimo desempenho nas atividades desenvolvidas".
Independente da idade, das condições físicas ou intelectuais dos alunos participantes do projeto, as atividades aquáticas se mostram úteis na busca da autonomia e também no setor de reabilitação: “Também dão a todos a oportunidade de alcançar com sucesso suas metas, o que é muito importante para a autoestima de cada um”, acrescenta a professora Aline.