Você está aqui: Notícias > Concurso de pontes de macarrão foi a sensação da Jornada de Engenharia Civil
Concurso de pontes de macarrão foi a sensação da Jornada de Engenharia Civil
Publicado em: 03/10/2012 às 17:00
Depois de construídas, todas passaram por testes de resistência de peso
Estudantes do curso de Engenharia Civil da Universidade Paranaense – Unipar, Câmpus Umuarama, recentemente participaram de uma animada e criativa disputa: o 2º Concurso Pontes de Macarrão, que encerrou a 3ª Jornada Acadêmica da graduação.
Durante a competição, as turmas foram divididas em nove equipes e a cada uma coube a tarefa de construir uma ponte utilizando espaguete, com um metro de vão livre e peso máximo de 750 gramas.
Com direito à torcida dos colegas, as provas aconteceram no Câmpus III, onde todas as pontes passaram por um teste de resistência de peso. A equipe campeã receberá certificado e uma placa comemorativa com os nomes dos integrantes, que será fixada na parede do bloco do curso.
De acordo com o coordenador do curso, professor Everley Câmara, o concurso oferece aos estudantes a oportunidade de colocar em prática as teorias aprendidas em sala de aula. “É um meio de motivar os alunos no desenvolvimento de habilidades que permitem a aplicação de conhecimentos básicos de mecânica dos sólidos para resolver problemas de engenharia”.
Segundo ele, a iniciativa é realizada por várias IES (Instituições de Ensino Superior) do Brasil e do exterior. “No ano passado realizamos o primeiro concurso e foi um sucesso, que se repetiu neste ano; porisso pretendemos promovê-lo, de agora em diante, todos os anos”.
Durante a jornada, os estudantes também assistiram a palestras e participaram de oficinas. Os temas abordados foram ‘Desafios e conquistas na carreira profissional de perito judicial’, ministrado pelo engenheiro civil, consultor e perito judicial Valmir Pelacani; e ‘Software para dimensionamento estrutural, elétrico e hidráulico’, por Karine Christiane de Souza, Luana Karina Finardi Pereira e Raphael Lopes Vieira, da empresa AltoQi (por videoconferência).
Também entraram na pauta ‘Empreendedorismo na construção civil’, com o consultor do sebrae de Umuarama, Vinícius Milani; e ‘Coberturas e sistemas construtivos’, com Rubia Sibelly Mussi Trevisol, representante da empresa Eternit. Da empresa LP Brasil veio Tiago Martins Lima, que falou sobre ‘Sistemas construtivos light steel frame’.
As atividades continuaram com os engenheiros da empresa Maccaferri, Giancarlo Domingues e Nagila Nariane Pires Manso, que abordaram o tema ‘Soluções em geotecnia’ (demostração de software). Outro tema que chamou atenção foi ‘Infraestruturas urbanas’, ministrado pelo docente da Unipar e funcionário da Sanepar, professor Vicente Afonso Gasparini. ‘Recuperação e manutenção estrutural’ foi o assunto abordado pelo engenheiro Mauro José de Souza Araújo. Da empresa Supermix veio o engenheiro Maurício Bianchini, que abordou ‘Soluções e inovações em concreto para a construção de edifícios e indústrias’.
Durante a semana, os estudantes também participaram de uma visita técnica ao prédio em construção do hospital do câncer de Umuarama. Acompanhadas pelo engenheiro responsável André Luiz dos Santos, da Construtora Morena, as turmas conheceram as novas tecnologias empregadas na obra.
A jornada terminou com atividades esportivas e um almoço de confraternização.
Gincana Acâdemica
Na Jornada, outra atividade que promoveu animação e aguçou a criatividade dos estudantes foi a 1º Gincana Acadêmica. Divididos em equipes, todos participaram de atividades culturais e de tarefas teóricas e práticas sobre a profissão, como locação de obras, levantamento topográfico, ponte treliçada e corrida de carriolas. A equipe branca foi a campeã e ganhou placa comemorativa e certificado, além de dois pontos no 4º bimestre para cada integrante. “A Gincana é uma forma descontraída de recapitular os conhecimentos adquiridos em sala de aula, incentivando o trabalho em equipe e o relacionamento interpessoal”, enfatizou o coordenador.