Umuarama: ‘Novas tecnologias para o ensino de Química’ é tema de Jornada
Publicado em: 25/09/2012 às 15:24
Blogs estão entre as ferramentas destacadas pelo palestrante
Ampliação de conhecimentos por meio de debates de temas relevantes marcou a 8ª Jornada de Química e 4ª Jornada de Química Industrial da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. A 1ª Gincana da Química integrou as atividades, que promoveram também integração dos cursos (entre 20 e 24/08).
Durante cinco dias, professores, profissionais e estudantes participaram de palestras e minicursos apresentados por profissionais da área. Novas tecnologias para o ensino de Química foi o eixo temático do evento. Para falar sobre o assunto foi convidado o professor Mario Roberto Barro, da Unifal (Universidade Federal de Alfenas), que abordou as principais ferramentas usadas na informática para ensinar química, com destaque para a utilização de blogs. O profissional também ministrou o tema ‘Mapas conceituais no aprendizado de Química’.
A jornada foi aberta com a palestra ‘Perícia Criminal’, ministrada pelo quimico e perito criminal da Polícia Civil de São Paulo/SP, Fernando Cesar Crnkovic, que falou da atuação do químico como perito e a importância do conhecimento técnico na investigação criminal.
O professor doutor Marcio Florian, da UTFPR/Londrina (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), veio a Umuarama para falar sobre ‘Áreas de Atuação do Químico’. E os profissionais Herman Vargas Silva e Gilmar Rodrigues, do Centro de Pesquisas e Planejamento Ambiental, trataram da ‘Gestão da Qualidade e Ambiental – Uma Integração Possível’.
A semana continuou com a palestra ‘ Extração e Refino de Óleo de Soja’, discutida pelo engenheiro químico Sidney Pietrobelli; ‘Química Verde – Novos Desafios’, pelo professor doutor Cleber Antônio Lindino, da Unioeste; ‘Sistemas de Gestão da Qualidade para Laboratórios’, pelo professor doutor Vitor Hugo Pacces; ‘Titulação Potenciométrica e Novidades em Instrumentação Analítica’, pelo químico Eduardo Simões, da empresa Metrom Pensalab.
Em minicursos, os participantes aprenderam também sobre fabricação de produtos de limpeza e conservação de alimentos, ministrados pelos professores da Unipar, Alberto Zimmermann e Adriana Weber.
A Jornada foi encerrada com a Gincana da Química. Os estudantes foram divididos em cinco equipes, que participaram de provas recreativas e culturais, com objetivo de testar o conhecimento dos participantes sobre a profissão e promover a integração das turmas.
Para o coordenador dos cursos, professor José Gaspar, a jornada foi de extrema importância para a formação acadêmica dos estudantes: “Todas as atividades permitiram o enriquecimento dos conhecimentos curriculares abordados durante o ano letivo, promovendo o contato dos estudantes com profissionais qualificados, que abordaram temas específicos e relevantes à área de atuação”.