Você está aqui: Notícias > Rotary e Inca lançam na quarta campanha Umuarama Rosa
Rotary e Inca lançam na quarta campanha Umuarama Rosa
Publicado em: 24/09/2012 às 10:40
Objetivo é chamar a atenção da população para importância da prevenção ao câncer
O Rotary Clube de Umuarama, em parceria com o Inca (Instituto Nacional de Combate ao Câncer), apresentou para a imprensa, na na sexta (21), a campanha Umuarama Rosa – Pela Vida, Contra o Câncer, baseada no Outubro Rosa, movimento de abrangência mundial que foi trazido para o Brasil em 2008 e visa conscientizar a comunidade brasileira sobre a importância da detecção precoce do câncer de mama – em homens e mulheres. A Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) é apoiadora do evento. A Universidade Paranaense – Unipar também é parceira.
De acordo com Valdete Sperandio, da 12ª Regional de Saúde e coordenadora das atividades da campanha, o Umuarama Rosa prevê atividades ao longo de todo mês de outubro em várias cidades do país, onde destacam-se a iluminação de prédios e monumentos históricos na cor rosa, palestras, passeatas, carreatas e uma série de outras ações. “Nós decidimos colocar Umuarama Rosa para que a discussão acerca do grande problema que é o câncer de mama seja feita não somente no mês de outubro, mas sim durante todo o ano”.
Val detalhou que a campanha tem como foco a detecção precoce da doença e é dirigida às mulheres e às pessoas que convivem com elas. “A proposta é envolver toda a comunidade em torno não só do entendimento da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, mas, também e principalmente, incentivar as mulheres a terem uma atitude em relação a isso. O exame de mamografia detecta com grande margem de segurança um tumor no seio antes que se possa sentir o nódulo e, se realizado na fase inicial da doença, aumenta em aproximadamente 95% as chances de cura”.
Ela comentou a importância da participação da imprensa na divulgação da campanha e das ações programada para os próximos dias. “Estamos muito gratos em poder contar com o apoio das rádios, jornais, portais e TVs de Umuarama. Precisamos mobilizar todas as pessoas para que entrem nesta luta conosco, vamos falar para as funcionárias do comércio, da indústria, as secretárias do lar, que nunca têm tempo para nada, para que façam os exames preventivos, que cuidem de sua saúde, que tenham consciência de que é fundamental prevenir e se cuidar”.
Números
O problema é dos mais graves: até o ano de 2030 serão 27 milhões de pessoas com câncer em todo mundo, segundo projeção da Organização Mundial de Saúde. No Brasil, até o ano de 2013, meio milhão de pessoas vão estar com câncer – 257.870 homens e 260.640 mulheres. “Para lutar contra esse terrível prognóstico, precisamos investir em educação em saúde para todas as classes sociais, implementar programas de promoção e prevenção, gerar opinião pública, ou seja, discussões e debates sobre o tema e apoiar e incentivar a criação de leis que permitam monitorar a ocorrência de casos. O importante é que todos participem e ajudem a divulgar”, ressaltou Val.
O presidente da Aciu, José Celso Zolim, reafirmou o compromisso da entidade nas lutas onde a vida seja preservada. “É uma doença que infelizmente pode acontecer com qualquer pessoa, acometer quaisquer famílias, mas que pode ser curada se detectada em sua fase inicial. Daí a importância de divulgarmos sobre a importância da realização de exames como a mamografia. Para nós da Aciu é um honra poder participar de uma campanha como esta, que vai salvar muitas vidas”.
Atividades
Dentre as atividades programadas pela comissão organizadora do Umuarama Rosa, estão palestras, passeatas e carreatas. O lançamento oficial da campanha será no dia 26, quarta-feira. “No dia 20 de outubro, às 15h, vamos realizar o 1° Chá Rosa, na Casa da Amizade, com palestra show com a pedagoga Tânia Mary Gomez, que vai apresentar a dinâmica do Chaveiro da Vida, criada por ela e famosa no mundo todo. Já no dia 28 de outubro teremos a 1ª. Caminhada Pela Vida, que sai da Praça Miguel Rossafa e vai até o final da avenida Paraná, para conscientizar as pessoas sobre a importância de se fazer os exames preventivos”, informou Val Sperandio.
Celso Zolim lembrou ainda que todos podem fazer a sua parte e contribuir para que a campanha salve um número maior de vidas. “Sugerimos que as empresas e instituições promovam palestras, adesivaços, carreatas, enfim, qualquer ação feita em nome da campanha Umuarama Rosa é muito bem-vinda e irá contribuir para o sucesso desta luta em favor da vida, que é de todos nós.”
Matéria enviada pela Assessoria de Imprensa Aciu, publicada a pedido da comissão organizadora da campanha