Cascavel: Projeto de Enfermagem oferece cuidados especiais a acamados
Publicado em: 21/09/2012 às 10:30
Visitas acontecem semanalmente e contempla moradores de abrangência do bairro Aclimação
O projeto de extensão ‘Acamados’, do curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar completa dez anos. Pacientes de abrangência da Unidade Escola do bairro Aclimação são atendidos no domicílio pela equipe de estudantes. As visitas acontecem semanalmente, com orientação da professora Andrea Monastier.
O objetivo é possibilitar aos estagiários colocar em prática o que aprendem em sala de aula e vivenciar a necessidade da pessoa acamada, geralmente idosos, e se houver necessidade, encaminhar para uma unidade hospitalar. São verificados sintomas, temperatura, pressão arterial, entre outras funções vitais.
A acadêmica Dirlete Vieira afirma que o projeto é muito importante, ajuda a assimilar o conteúdo visto em sala de aula e aproxima da ação realizada pelo profissional em uma UBS, promovendo o contato com o paciente e a assistência em casa: “Gosto deste trabalho de prevenção e visitas, além de sermos bem recebidos pela família e paciente. É gratificante poder contribuir para a melhoria da saúde”.
Um dos pacientes, o seu Cacin Abucarma, 86 anos, sofre do mal de Parkinson. Ele mora com a filha e seu esposo. “O atendimento é muito bom, esclarece dúvidas, incentiva a tomar os remédios, orienta e o anima quando está triste”, diz o genro Helder Bernhard.
Nas últimas semanas, a equipe também visitou a dona Brandina Gonçalves, 87 anos. Ela tem a doença de Alzheimer e há três anos também recebeu o diagnóstico de câncer de útero e ovário. Terezinha Bento cuida da mãe há dez anos: “É muito bom ter uma equipe que vem até a nossa casa fazer o acompanhamento, pois, é difícil quando precisamos ir ao posto; elas fazem tudo com muito carinho”.