Você está aqui: Notícias > Cascavel: Ciências Contábeis ministra curso sobre Controle de Custos
Cascavel: Ciências Contábeis ministra curso sobre Controle de Custos
Publicado em: 19/09/2012 às 11:50
O foco foi como planejar e manter a saúde da empresa; empreendedores individuais prestigiaram
A Universidade Paranaense – Unipar ofereceu neste mês o curso ‘Gestão e Controle de Custos para MEI’, ministrado pela coordenadora da graduação de Ciências Contábeis, professora Maria Denardi. O curso foi realizado nos laboratórios de informática da Instituição e seguiu o Manual de Controles Financeiros do Sebrae.
Planilhas do Excel foram adotadas como ferramentas principais do encontro, que reuniu empreendedores individuais, microempresas e empresas de pequeno porte. Esta é uma parceria entre a Universidade, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Programa Empresa Fácil.
Um dos focos foi mostrar que, à medida que as decisões empresariais são tomadas, com base em planejamento e informações confiáveis, o próprio empresário pode solucionar ou evitar problemas. O objetivo também foi incentivar a redução de custos para enfrentar a concorrência e se manter no mercado.
A professora apresentou importantes conceitos, como o de manutenção da liquidez - quando os recursos que entram no caixa da empresa serão suficientes para pagar seus compromissos. Ao empreendedor recomendou, sempre que possível, procurar estratégias para otimizar a gestão de seus recursos, dando ênfase a compras, produção e vendas.
Durante o curso, foi explorada a necessidade de compatibilizar as diversas operações com receitas e despesas; acompanhar diariamente a posição do fluxo de caixa; equilibrar os pagamentos com recebimentos; introduzir ajustes nos estoques, contas a receber e contas a pagar; e operar com o menor número de instituições financeiras.
“O empreendedor deve evitar utilizar, em demasia, créditos bancários e empréstimos, concentrar os pagamentos em uma única data, efetuar investimentos sem antes analisar a sua viabilidade e verificar a possibilidade de utilizar programas computadorizados para realizar os controles administrativos, financeiros e de produção”, alertou.
Pontuou que a finalidade dos controles financeiros é gerar informações úteis e confiáveis para o empresário tomar decisões, complementando que não adianta a empresa ter uma série de dados, se os registros existentes não forem confiáveis e se os procedimentos adotados não estiverem organizados para fornecer informações em tempo hábil.
A docente destacou as vantagens do controle diário de caixa - de registro de entradas e saídas de dinheiro e apuração do saldo existente no caixa; do controle diário de vendas - de acompanhar o total das vendas acumuladas durante o mês, possibilitando atuar para que as metas de vendas sejam alcançadas; e do controle de contas a receber - de controlar os valores a receber, provenientes das vendas a prazo.
Outro ponto primordial foi a discussão sobre o capital de giro ou de trabalho. Segundo explicou, é todo o capital necessário para financiar a continuidade das operações da empresa, como recursos para financiamento aos clientes, recursos para manter estoques e recursos para pagamento aos fornecedores, pagamento de impostos, salários e demais custos e despesas operacionais.