Você está aqui: Notícias > Guaíra: Gestão Ambiental promove aula prática no Parque Nacional de Ilha Grande
Guaíra: Gestão Ambiental promove aula prática no Parque Nacional de Ilha Grande
Publicado em: 18/09/2012 às 16:31
Estudantes puderam observar a biodiversidade local e o potencial ecoturístico
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Guaíra, realizou visita técnica ao Parque Nacional da Ilha Grande (em 25/08). A turma do primeiro ano participou de uma série de atividades de cunho social e científico.
Os professores das disciplinas de Química e Física Ambiental, Gestão Ambiental, Sustentabilidade e Botânica, Idivaldo Capatti, Gisieli Kramer, Rosiley Pacheco e Catarina Petri, acompanharam o grupo. O objetivo principal foi levá-los a observar a biodiversidade da região, conscientizá-los da necessidade da preservação do meio ambiente e alertá-los do potencial ecoturístico.
Convidado pelos professores, o Frei Pacífico, responsável pelo reflorestamento da Ilha de São Francisco, acompanhou os estudantes até a Lagoa Saraiva, onde ocorrem as macrófitas aquáticas, que são vegetais parcialmente submersos ou flutuantes que habitam a água doce ou salobra. Eles também visitaram os trechos do canal principal da bacia do Rio Paraná e plantaram árvores.
“Foi um aula de campo produtiva, onde a interdisciplinaridade falou mais alto”, ressalta a coordenadora do curso, professora Rosiley Pacheco.
A atividade faz parte do cronograma de aulas práticas que o curso desenvolve e contou com o apoio da secretária de Turismo de Guaíra, Angela Emmel, que disponibilizou a embarcação.
Consciência Ambiental
Recentemente, o Câmpus deu exemplo de consciência ambiental plantando mais de 100 mudas de árvores nativas no jardim da Unidade. “Essa iniciativa tem o objetivo de conscientizar a comunidade discente e docente sobre os impactos ambientais negativos gerados pela emissão de poluentes. E somente por meio de uma mudança efetiva de nossas práticas diárias poderemos reverter ou amenizar esse quadro”, ressaltou a diretorna da Unidade, professora Sandra Takahashi.