UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Cascavel: Unipar apoia Seminário de Acolhimento Familiar

Publicado em: 18/09/2012 às 11:50

Palestra foi proferida pelo juiz Sérgio Luiz Kreuz, com foco no bem-estar de crianças e adolescentes

Seminário reúne autoridades de Cascavel, estudantes e profissionais de assistência social e psicologia

A Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Cascavel, sediou nesta quarta-feira o 1º Seminário de Acolhimento Familiar e Institucional para Crianças e Adolescentes do Município de Cascavel. Palestra com o juiz de Direito da Vara da Infância e da Juventude, doutor Sérgio Luiz Kreuz, abriu o evento, seguido de oficinas.

A temática envolveu acadêmicos do curso de Psicologia da Instituição e membros do Programa Família Acolhedora, Recanto da Criança, Lar dos Bebês, casas de passagem masculina e feminina, Creas, e pessoas de outros municípios.

O palestrante questionou sobre qual o modelo de acolhimento ideal para crianças e adolescentes, apresentou referências históricas que mostram o abandono como um fato que historicamente faz parte do sistema brasileiro e remeteu à família o espaço privilegiado para o desenvolvimento da criança. Também falou da Roda dos Eispostos (1843), Redemocratização do País - Constituição Federal (1988), Estatuto da Criança e do Adolescente (1990) e da Lei 12.010 (2009).

O juiz pontuou as condições da criança e do adolescente como pessoas em desenvolvimento: de proteção integral (afeto), interesse e direitos, prioridade absoluta, convivência familiar, brevidade e excepcionalidade do acolhimento institucional, entre outras. Ainda, abordou qual o papel do judiciário e do Ministério Público no desacolhimento.

Segundo dado apresentado, as causas do abandono em Cascavel são negligência, violência física e maus tratos, dependência química dos pais, violência psicológica e prisão dos genitores.

Na palestra, o Dr. Kreuz trouxe as vantagens da Família Acolhedora e citou o Art. 227 do CF: “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito (...) a convivência familiar“.

O evento foi organizado pela Secretaria de Assistência Social de Cascavel. A secretária, Inês de Paula, enfatiza que o objetivo é discutir as formas de acolhimento Institucional e Familiar, o que é melhor para os acolhidos e quais são suas prioridades, além de incentivar as famílias a prática e reconhecer se estão preparadas.

“Temos em nosso município o programa Família Acolhedora que é referência nacional, são 97 crianças e adolescentes nessa forma de acolhimento, com apoio do município”, diz, complementando que a preocupação está em ter uma equipe técnica preparada para trazer a qualidade que eles merecem.

Redes sociais>