Você está aqui: Notícias > Umuarama: Enfermagem promove 2º Seminário Integrado
Umuarama: Enfermagem promove 2º Seminário Integrado
Publicado em: 18/09/2012 às 11:00
Estudantes apresentaram trabalhos relacionados à Leishmaniose Tegumentar
Com intuito de promover atividades teóricas e práticas extracurriculares, o curso de Enfermagem da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, realizou seu 2º Seminário Integrado. Cerca de 150 estudantes participaram. Com o tema ‘Assistência de Enfermagem em Leishmaniose Tegumentar’, o evento foi relacionado às disciplinas da série, com síntese sobre os princípios da prática e desafios da profissão.
Convidada para palestrar durante o evento, a enfermeira estomoterapeuta, Veniangeli Bernardi, falou sobre a leishmaniose tegumentar americana, conhecida popularmente pelos nomes ‘úlcera de bauru’, ‘nariz de tapir’ e ‘ferida brava’, que se caracteriza por apresentar feridas indolores na pele ou mucosas do indivíduo afetado.
“A leishmaniose é uma doença não contagiosa causada por parasitas (o protozoário Leishmania) que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico (macrófagos) da pessoa infectada”, explica a enfermeira.
Neste ano, cada turma foi orientada por um professor abordando diferentes segmentos da leishmaniose. A professora Eliane Muniz foi a responsável por orientar os estudantes do 1º ano sobre ‘Orgãos alvos da leishmaniose tegumentar’; os professores André Jaques e Marta Serafin orientaram a turma da 2º série no ‘Exame Físico’ e o ‘Ciclo evolutivo da leishmaniose tegumentar’.
Os acadêmicos do 3º ano foram orientados pela professora Roberta Rogonni sobre ‘Perfil Epidemiológico da leishmaniose tegumentar’; a professora Nanci Kuster de Paula orientou a turma do 4º ano sobre a ‘Assistência Farmacológica’ e a professora Andréia Pizzani ficou responsável em supervisionar os estudantes do 5º ano em ‘Consulta de Enfermagem’.
“O objetivo do seminário é de constituir-se em veículo de iniciação e estímulo ao corpo discente nas atividades teóricas e práticas. Com isso queremos proporcionar ao acadêmico o desenvolvimento de habilidades e competências sintonizadas com as características e necessidades de sua profissão e da sociedade”, ressaltou a coordenadora do curso, professora Maristela Ribeiro.