Você está aqui: Notícias > Cascavel: 1º PGDay estadual atrai mais de 400 participantes
Cascavel: 1º PGDay estadual atrai mais de 400 participantes
Publicado em: 12/09/2012 às 15:23
Edição foi realizada na Unipar e envolveu mais de trinta municípios. O assunto foi o PostgreSQL
A Universidade Paranaense – Unipar foi a primeira instituição a sediar o PGDay Paraná. A edição estadual foi realizada em Cascavel e reuniu mais de quatrocentos acadêmicos da área de Sistemas de Informação, empresários, estudantes de cursos de TI e profissionais da área. O evento atraiu participantes de trinta cidades.
Palestras e minicursos fizeram parte da programação. O conferencista do PG Brasil, Fábio Telles Rodriguez, de São Bernardo do Campo, falou sobre ‘Postgres Wonder Land’, um software que nasce e cresce na academia e permite explorar em termos pedagogicamente corretos. De forma descontraída, mostrou que é possível ter um software livre com grandes capacidades, que seja seguro, rápido e estável.
Do Rio de Janeiro palestrou Diogo Biazus, sobre ‘PL/pgSQL - linguagem de desenvolvimento utilizada no PostgreSQL’. Seu foco foi propor uma atividade didática para estudar o conjunto de técnicas na programação, através do Dojo (termo utilizado em artes marciais), jogo com objetivo de resolver um problema, treinar a técnica e não chegar a uma solução.
O egresso da Unipar, Altair Martins de Souza, gerente de informática e professor de curso técnico, elogiou os temas: “O curso avançado trouxe algo específico, que não utilizamos no ambiente de trabalho, contudo, é uma experiência que agrega muito para toda a comunidade de software livre. A Universidade está de parabéns por trazer o evento”.
Um dos organizadores, Adriano Luiz Spanhol, ressalta a importância do PGDAY no sentido de fomentar o aspecto técnico e acadêmico, além de promover a integração entre acadêmicos, instituições, empresas usuários e entusiastas do PostgreSQL – projeto gerenciador de sistema de banco de dados.
Outros especialistas compartilharam conhecimentos: Dickson Guedes apresentou a temática ‘Estripando o elefante - dividindo seus problemas em problemas menores’; Matheus Espanhol falou de ‘Escalabilidade horizontal com PostgreSQL 9.0 e Pgpool; Sidgley de Andrade abordou sobre ‘PostgreSQL - instalação e configuração básica’; e Carlos de França mostrou o ‘Geoprocessamento no PostgreSQL utilizando PostGIS’.
O PGDay é uma conferência organizada por voluntários para promover o PostgreSQL, um robusto Sistema Gerenciador de Banco de Dados open-source iniciado em 1986, na Universidade de Berkeley (CA). O evento foi organizado pelo Núcleo Setorial de Informática e Telecomunicações da Acic, APL Iguassu IT, Fundetec, Sebrae, associação comercial e instituições de ensino superior.
A coordenadora do curso de Sistemas de Informação, professora Giani Carla Ito, ressaltou que o evento foi um marco para a comunidade tecnológica, inserindo a cidade de Cascavel como uma das rotas para os próximos eventos do PGDay.