UNIPAR - UM ESPAÇO PARA O SEU TALENTO

OUVIDORIA TRABALHISTA

Acesso online:

Criar ou recuperar sua senha
NOTÍCIA

Umuarama: Direitos e sexualidade marcam a 7ª Jornada de Serviço Social

Publicado em: 11/09/2012 às 16:00

Apresentação cultural, mesa-redonda, palestras e minicursos integraram a semana

A palestrante Eliane Maio, da UEM, ladeada pela estudante Marcela Valêncio e a coordenadora do curso, professora Elmides Araldi
Eliane Maio autográfa seu livro para o estudante Diego Henrique Sabino
Os formandos alegraram a abertura da Jornada
Os formandos alegraram a abertura da Jornada
Estudantes de todas as séries participaram
Estudantes de todas as séries participaram
Estudantes de todas as séries participaram
Estudantes de todas as séries participaram
Professora Cacilda Zafaneli prestigiou a abertura
Na abertura, professora Elmides Araldi também cantou ao som de violão
Carlos Rodrigues e Diego Henrique Sabino animaram a noite de abertura

Estudantes, ex-alunos, professores e profissionais se reuniram na 7ª Jornada do curso de Serviço Social da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama. Neste ano, o tema foi ‘Direitos de Quarta Geração: Desafios Ético-Profissionais’. O encontro foi marcado por atividades culturais, palestras, minicursos e mesa-redonda (entre 20 e 24/08).

A coordenadora multicampi do Pró-Magíster, professora Cacilda Zafaneli, prestigiou a abertura destacando a importância do evento para a formação acadêmica dos estudantes. Depois, as turmas assistiram um vídeo com momentos marcantes da graduação dos formandos. A noite terminou com o estudante Diego Henrique Sabino e o convidado Carlos Rodrigues tocando e cantando músicas sertanejas e MBP; a coordenadora do curso, professora Elmides Araldi, também de uma ‘canja’.

Em mesa-redonda, a professora Eliane Maio e o mestrando Isaias Junior, ambos da UEM, e a mestranda da Unipar Edyane Silva de Lima debateram sobre ‘Sexualidade e Políticas Públicas’. Ao final, a professora Eliane Maio autografou o seu livro ‘O Nome da Coisa’. Para falar sobre ‘Sexaulidade e Uniões Homoafetivas – Respeito a Igualdade Formal’ foi convidado o professor Luis Irajá, da graduação de Direito da Unipar.

A Jornada continuou com dois minicursos: ‘Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente’, ministrado pelas professoras Edyane Silva de Lima e Elmides Araldi; e ‘Participação e Controle Social’, proferido pelas professoras da Unipar Gislaine Ramires e Mileni Secon.

A semana terminou com o professor Márcio Alessandro Neman, da UEL, falando sobre ‘Corporalidade, Sexualidade e Gênero’. Para a coordenadora do curso, o encontro é um momento de reflexão e aprimoramento para a formação profissional e fortalecimento do projeto ético-pedagógico do serviço social.

“É quando discutimos temáticas que envolvem a realidade social na qual o assistente social desenvolve seu exercício profissional, sempre com o objetivo de defender e buscar garantir os direitos humanos da população usuária de seus serviços”.

Redes sociais>