Você está aqui: Notícias > Umuarama: Integração marca o 2º Encontro de Iniciação Científica de Ciências Contábeis
Umuarama: Integração marca o 2º Encontro de Iniciação Científica de Ciências Contábeis
Publicado em: 05/09/2012 às 16:19
Os oitenta trabalhos que obtiveram melhores conceitos foram apresentados pelos estudantes
Assim como aconteceu no ano passado, o Enicon (Encontro de Iniciação Científica) foi um grande sucesso. Promovido pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade Paranaense – Unipar, a segunda edição do evento reuniu estudantes, professores e profissionais da área em duas noites de muita troca de conhecimento, com abodagens de temas relevantes (em 22 e 23/08).
‘Mudanças e Novos Cenários: Desafios e Perspectivas para a Profissão Contábil’ foi o tema deste ano, que teve mais de 140 trabalhos inscritos. Depois de serem avaliados pelos professores do curso, 80 deles foram escolhidos para apresentação. Para abrir o encontro, realizado no Câmpus 3, foi convidada a presidente do CRC/PR (Conselho Regional de Contabilidade), Lucélia Lecheta, que falou sobre os desafios da profissão e o mercado de trabalho.
O diretor da Unidade, professor Nilvio Ourives dos Santos, o diretor regional do Sescap (Sindicato Patronal das Empresas de Contabilidade), Hélio de Souza Camargo, e o delegdo regional do CRC, Reinaldo Struckel, prestigiaram a abertura, que foi abrilhantada pela Banda Municipal 26 de Junho.
O auditor fiscal da Receita Estadual de São Paulo, Sérgio Adriano, também foi convidade para participar. Na oportunidade, ele lançou o seu livro ‘Contabilidade Geral 3D’, que aborda desde a contabilidade básica até a avançada.
Durante o evento, os professores Régio Toesca, Isabel Gozer e Gervaldo Campos foram premiados com certificado por orientar o maior número de trabalhos selecionados para o Encontro. Estudantes que obtiveram ótimo conceito na avaliação dos artigos também foram premiados.
O evento foi organizado pelo professor doutor Régio Toesca, diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unipar. “Antigamente se falava que a pesquisa era uma exigência da acadêmia, mas, hoje, o profissional pesquisador é uma exigência do mercado. Portando, o Enicon veio para dar apoio metodológico ao aluno no desenvolvimento de sua pesquisa, oportunizando uma visão crítica dos fatos”, destaca Toesca.
“Alcançamos nossos objetivos e, novamente, o Enicon foi coroado de absoluto sucesso, pois, ele dá ao estudante a oportunidade de expor seu talento e criatividade. E todos os estudantes entenderam a importância do enconto na formação acadêmica e participaram em peso; estou muito feliz por isso”, completa o coordenador do curso, professor Clóvis Uliana.