Você está aqui: Notícias > Umuarama: Professor ministra palestra em São Jorge do Patrocínio
Umuarama: Professor ministra palestra em São Jorge do Patrocínio
Publicado em: 03/09/2012 às 15:45
Luiz Irajá foi convidado para falar sobre a relação dos pais e filhos na adolescência
Questionar a qualidade do diálogo existente entre pais e filhos e educar os adolescentes com afetuosa firmeza. Esse foi o objetivo do Encontro dos Pais dos Jovens da Casa Familiar Rural, realizado na Casa da Cultura, em São Jorge do Patrocínio. Cerca de 60 pessoas participaram.
O professor Luiz Irajá, do curso de Direito da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Umuarama, foi convidado para falar sobre a ‘Relação de Pais e Filhos na Adolescência’. Irajá enfatizou a importância dos pais acompanhar o desenvolvimento do filho na vida pessoal e escolar, a necessidade de disciplina dentro de casa e o ‘medo’ do desconhecido e do novo. “Os pais também devem conhecer os amigos dos filhos e saber quem são suas famílias, para permitir as visitas em casa”.
E acrescenta: “Na adolescência, o filho se torna ‘rebelde sem causa’ e a paciência dos pais se esgota rapidamente. A rebeldia passa pela falta de organização e disciplina. E o medo de errar, de não ser aceito no grupo, do relacionamento amoroso, ajuda o adolescente a se tornar ainda mais rebelde e sem convicção”.
O professor ressalta ainda que os pais devem se manter firmes em relação aos estudos de seus filhos. “Outro fato preocupante é o excesso de tempo gasto pelos adolescentes assistindo televisão, navegando na internet, falando ao celular; isso atrapalha os estudos”.
Segundo ele, o objetivo do tema foi mostrar aos pais que, apesar das diferenças sociais, é possível educar a criança ou adolescente para este seja um adulto feliz. “Os pais nunca devem desistir de seus filhos”.
O tema faz parte do ciclo de palestras idealizado pelo DCSU (Departamento de Comunicação Social Universitária) da DEGCD (Diretoria Executiva de Gestão da Cultura e Divulgação), com supervisão da professora Terezinha Aguiar. A ação social é desenvolvida em Escolas Estaduais e Municipais de Umuarama e região.