Você está aqui: Notícias > Francisco Beltrão: Educação Física participa de Congresso Brasileiro
Francisco Beltrão: Educação Física participa de Congresso Brasileiro
Publicado em: 03/09/2012 às 11:00
Em Londrina, evento promoveu discussões com renomados pesquisadores sobre metabolismo, nutrição e exercício
A professora do curso de Educação Física da Universidade Paranaense – Unipar, Unidade de Francisco Beltrão, Durcelina Schiavoni Bortoloti, participou no primeiro semestre do 4º CONBRAMENE (Congresso Brasileiro de Metabolismo, Nutrição e Exercício), realizado em Londrina. Objetivo do evento foi integrar estudantes, pesquisadores e profissionais de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia/Bioquímica, entre outros.
A comissão organizadora do congresso, coordenada pelo professor doutor Edilson Serpeloni Cyrino, da UEL, oportunizou uma diversidade de conhecimentos em conferências, mesas-redondas, módulos temáticos, sessões de comunicações orais e de painéis, além de apresentações de temas livres premiados.
Os temas perpassaram desde Bases Moleculares da Hipertrofia Muscular, Genética Aplicada ao Esporte até Programas de Promoção de Atividade Física na Comunidade, além de inúmeras discussões sobre o Exercício Físico para o controle ou prevenção de doenças cardiovasculares e metabólicas associadas às disfunções crônico-degenerativas.
O encontro foi conduzido por pesquisadores nacionais das mais renomadas universidades brasileiras, como os doutores Victor Keihan Rodrigues Matsudo (CELAFISCS), Sebastião Gobbi (UNESP - Rio Claro), Roberto Carlos Burini (UNESP – Botucatu), Paulo de Tarso Veras Farinatti (UERJ), Herbert Gustavo Simões (UCB/DF) e Cláudia Lúcia de Moraes Forjaz (USP).
“Durante o congresso, tive a oportunidade de coordenar uma das sessões de temas livres, cuja temática ‘Atividade Física na Prevenção e no Tratamento de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis’ resultou em excelentes discussões. Como participante, pude verificar as novas pesquisas na área, além de apresentar as pesquisas desenvolvidas pelo curso de Educação Física”, diz a professora.
Na oportunidade, oito estudantes da Unipar, sendo seis bolsistas do PIC (Programa de Iniciação Científica), apresentaram seus trabalhos, frutos do projeto que está em desenvolvimento na Unidade: ‘Prevalência de Síndrome Metabólica e Fatores de Risco Cardiovascular em Adolescentes de Francisco Beltrão/PR’. “O projeto, que conta com a colaboração dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Farmácia, foi elogiado em cada uma de suas apresentações, além de receber valiosas sugestões que irão aprimorar ainda mais nosso trabalho”, destaca.
Segundo o grupo, a apresentação oral do trabalho intitulado ‘Prevalência de Síndrome Metabólica e Freqüência de Seus Componentes em Adolescentes com Sobrepeso e Obesidade’ oportunizou apresentar um pouco mais do projeto e uma parte de equipe de trabalho, composta pelas acadêmicas de Educação Física Eliane Rodrigues, Jéssica Longo, Jéssica Simão de Lima, Aline Barro, Jéssica Reineri e Dulcinéia Betti e, de Enfermagem, Lúcia Fuzinatto, todas participantes do PIC, e as voluntárias Carla Daiane Grohs e Maria Eloize Kisel Araújo e os professores Juliana Pizzi e Fernando Henrique Pavão.
“Para essas acadêmicas, a oportunidade de conhecer renomados pesquisadores e seus trabalhos desenvolvidos nas maiores universidades do país foi recompensadora, tendo em vista a motivação com que voltaram para a sala de aula e com o entusiasmo para os próximos congressos”, afirma a professora.
O encerramento do evento se deu com balanço positivo pela comissão organizadora, que prometeu superar-se na 5ª edição, em 2014. A docente ressalta que este foi um excelente congresso, deixando entre suas inúmeras mensagens a destacada pelo doutor Victor Matsudo (CELAFISC): “Atividade física, passaporte para a saúde - vamos nos mexer, vamos deixar o sedentarismo de lado e assumir uma vida ativa em prol da saúde de toda nossa população”.
Para participar do congresso, a professora recebeu ajuda de custo do PICD (Programa Institucional de Capacitação Docente) da Umipar.